A Secretaria Municipal de Saúde inicia na segunda-feira, dia 10 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe. Nesta primeira etapa, estarão disponíveis 1.080 doses em 22 unidades de saúde do município, já que dois prédios estão em reforma e com atendimento suspenso. A ação acontece em todo o Brasil para proteger 81,7 milhões de pessoas dos grupos elegíveis.
Serão atendidos apenas os grupos considerados prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiências permanentes, profissionais que atuam no transporte coletivo e rodoviário, forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas e idosos a partir de 60 anos de idade.
As unidades da Vila Soto, Solo Sagrado e Nova Catanduva atendem de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Já as salas de vacina do Gavioli e Nosso Teto funcionam às quartas, das 7 às 20 horas, e nos outros dias das 7 às 17 horas. Este último horário é seguido pelas demais unidades.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90% do público de cada um dos grupos listados. A vacina contra a Influenza pode ser tomada junto com outras do calendário nacional de vacinação e com outros medicamentos, exceto para crianças de 5 a 11 anos. Esse grupo precisa aguardar 15 dias entre as vacinas e priorizar a dose contra a Covid-19.
Em relação aos bebês e crianças, aquelas que já receberam pelo menos uma dose nos anos anteriores, devem tomar somente uma injeção neste ano. Para crianças com comorbidades, é possível a vacinação até 9 anos incompletos. Crianças que serão vacinadas pela primeira vez devem tomar o esquema de duas doses, com intervalo de 30 dias.
A vacina aplicada pelo SUS é trivalente, ou seja, protege contra três cepas do vírus influenza que tendem a circular mais no outono e inverno. No ano passado, a cobertura vacinal foi de 68,1%.
Autor