
Catanduva conquistou a medalha de ouro no Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização, após atingir 91 dos 100 pontos possíveis nos critérios estabelecidos. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação. Para obter o selo ouro, a rede municipal precisava atingir de 85 a 100 pontos no cumprimento das 20 condicionalidades previstas no edital.
No âmbito dos municípios, essas condições foram subdivididas em cinco sessões: ações estruturantes e integração com o território estadual; institucionalização da política de alfabetização, implementação da política de alfabetização; implementação das ações de formação docente; e distribuição de materiais didáticos complementares.
A primeira edição do Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização contou com a participação de 4.578 municípios brasileiros. O selo é uma iniciativa do governo federal, por meio do Programa Nacional Criança Alfabetizada, desenvolvida pelo MEC.
“Catanduva é signatária deste Compromisso que, no Estado de São Paulo é corroborado pelo ‘Programa Alfabetiza Juntos’. Esses programas buscam potencializar os processos de formação continuada dos profissionais da etapa obrigatória da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental”, frisa a secretária municipal de Educação, Cláudia Cosmo.
Lançado oficialmente em setembro de 2024, o selo nacional reconhece a implementação de boas práticas em educação, com foco na alfabetização no 2º ano do ensino fundamental, conforme estabelecido pela meta 5 do plano nacional de educação. O selo é concedido nas categorias bronze, prata e ouro, sendo a medalha de ouro, claro, a mais alta distinção.
A iniciativa busca incentivar políticas públicas de alfabetização que promovam a redução das desigualdades educacionais, ao mesmo tempo em que garante que 100% das crianças estejam alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental. A iniciativa também se propõe a recompor aprendizagens prejudicadas pela pandemia, especialmente no 3º, 4º e 5º ano do fundamental.
A cerimônia de entrega do selo ocorrerá em Brasília em data a ser definida. Para o MEC, o reconhecimento tem impacto significativo na busca pela universalização da alfabetização no país.
Seminário de Boas Práticas marca encerramento da capacitação docente
A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta semana o Seminário de Boas Práticas, evento que marca o encerramento da etapa 2024 de capacitação dos professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental e professores do Pré 1 e Pré 2, da Educação Infantil.
A formação, iniciada em abril, integra os esforços do Programa Federal Criança Alfabetizada e do Alfabetiza Juntos, iniciativas dos governos federal e estadual, respectivamente.
O seminário reuniu educadores municipais que participaram de encontros presenciais ao longo do ano, com foco nas políticas públicas de alfabetização. Durante o evento, foram compartilhadas experiências pedagógicas exitosas, que refletem os avanços conquistados.
De acordo com a Secretaria de Educação, a capacitação busca qualificar os professores para implementar metodologias inovadoras, promover a alfabetização na idade certa e garantir que os alunos desenvolvam habilidades fundamentais em leitura e escrita.
Essa iniciativa reforça a importância da formação contínua e da integração entre os programas federal e estadual no fortalecimento da educação básica.
“O Seminário de Boas Práticas é um momento de celebração, reflexão e planejamento, consolidando o trabalho coletivo para uma alfabetização de excelência e reafirmando o compromisso com o futuro das crianças e da educação no município”, destaca Cláudia Cosmo.
Autor
