A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) divulgou a classificação das cidades habilitadas no chamamento público voltado ao fortalecimento da gestão de resíduos sólidos nos municípios paulistas. Catanduva teve seu pleito aprovado e apareceu em 40º lugar, entre 90, no ranking das prefeituras interessadas em receber triturador de galhos.
Ao todo, o processo registrou a participação de 588 cidades, número recorde que demonstra a demanda crescente por investimentos em equipamentos como caminhões coletores compactadores, veículos para coleta seletiva e trituradores de galhos.
A seleção levou em conta critérios técnicos, priorizando cidades que já integram programas estaduais de saneamento e gestão de resíduos, como o Integra Resíduos e o Universaliza SP, ou que contam com planos municipais de gestão atualizados e coleta seletiva formalizada.
Também foram valorizados os municípios que possuem taxa ou tarifa instituída para financiar o serviço, reforçando a sustentabilidade da política pública.
Catanduva, por exemplo, aderiu ao Integra Resíduos, possui Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e possui taxa ou tarifa específica, mas não possui contrato de concessão regional relacionado ao Universaliza SP.
Em situações de empate, foram considerados fatores complementares, como não ter recebido veículos ou equipamentos do Governo do Estado desde 2023, apresentar melhor Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos no último Inventário de Resíduos Sólidos Urbanos e possuir menor população, de acordo com dados do IBGE.
“Mais do que a entrega de equipamentos, a iniciativa reforça políticas públicas estruturadas, priorizando cidades que já participam de importantes programas e garantindo critérios claros e objetivos para seleção. Nosso objetivo é gerar resultados concretos na preservação ambiental, na eficiência dos serviços municipais e na melhoria da qualidade de vida da população”, explica Natália Resende, secretária da Semil.
Autor