A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) divulgou na sexta-feira, dia 3, a lista dos municípios habilitados no chamamento público do Programa Estadual de Identificação e Controle da População de Cães e Gatos, em São Paulo. As 501 inscrições recebidas foram analisadas e resultaram em uma ordem de classificação, publicada no Diário Oficial do Estado.
Catanduva foi um dos municípios habilitados, porém ficou com a 493ª colocação, ou seja, a apenas oito posições do fim da lista. O ranking indica que a Cidade Feitiço possui departamento, órgão ou secretaria de Bem-Estar Animal, mas não tem Unidade de Conservação. Com a publicação, as prefeituras podem interpor recurso, caso não concordem com a classificação.
De acordo com o governo estadual, a seleção considerou critérios que priorizam municípios com menor população, maior demanda por castrações, presença de Unidades de Conservação registradas no Cadastro Nacional, e existência de órgãos municipais de bem-estar animal.
O programa tem como objetivo apoiar os municípios na realização de mutirões de castração, contribuindo para o controle populacional de cães e gatos, a redução do abandono e a prevenção de zoonoses. A proposta estadual é levar os mutirões para os lugares mais necessários.
Em Catanduva, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais de 4 mil castrações de 2022 até agora, conforme relatório. A ação faz parte da estratégia do setor para prevenção de zoonoses e controle populacional de animais, evitando, consequentemente, o abandono de cães e gatos.
Autor