
A Secretaria de Saúde de Catanduva divulgou boletim atualizado nesta terça-feira, 11, sobre o avanço da dengue no município. Desde o início do ano foram registrados 580 casos da doença, mas ainda há 1.142 exames pendentes. Foram confirmados dois óbitos e há outros cinco em investigação. Segundo o setor, os dados possibilitam o direcionamento das ações contra o Aedes.
Com 180 casos confirmados, o Distrito 4 é o mais afetado pela dengue. A área é composta pelos bairros Jardim Sales, Monte Líbano, Parque Flamingo, Vila Rodrigues, Parque Glória VI, São Francisco, Theodoro Rosa Filho, Gabriel Hernandez, Jardim Imperial, Eldorado e Parque Glória II.
Na sequência aparece o Distrito 3, com 174 casos, que engloba Higienópolis, Nova Catanduva, Bom Pastor, Solo Sagrado, Paraíso, Jardim Amendola, Jardim Alpino, Gavioli, Novo Tarraf, Alto da Boa Vista, Bosque das Laranjeiras, José Cury, Juliatti de Carvalho, Jardim Del Rey e Vila Juca Pedro.
A Saúde também alertou para aumento expressivo da circulação do Denv-3, a Dengue tipo 3, que segue sendo uma preocupação, pois muitas pessoas nunca tiveram contato com esse sorotipo, tornando-se mais vulneráveis a formas graves da doença.
“Para conter a disseminação do vírus, a Prefeitura intensifica as mobilizações nos bairros mais afetados, reforçando a eliminação de criadouros e orientando a população sobre medidas preventivas”, pontuou o setor.
Além disso, a cidade conta agora com o Centro de Hidratação, que oferece atendimento exclusivo para pacientes com sintomas de dengue. O local está funcionando no prédio do Caps, na esquina das ruas Pará e Paraíba, e pode ter o atendimento ampliado conforme a necessidade.
Kit Play Combate reforça conscientização nas escolas
A entrega do Kit Play Combate segue em todas as escolas da rede municipal, com presença de agentes da Equipe de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa). O material didático interativo ensina sobre a prevenção da dengue, de forma lúdica e divertida, transformando as crianças em aliadas no combate ao mosquito Aedes aegypti. Com atividades envolventes, o kit desperta o interesse dos alunos e leva a conscientização para dentro de casa, mobilizando toda a família.
Autor
