A cada ano que passa, Catanduva desce um pouco mais no ranking das cidades mais competitivas do país. A atualização dos dados divulgada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) mostra a Cidade Feitiço na 66ª colocação na apuração dos dados do ano passado. São 40 posições a menos desde o ano de 2020, quando o município chegou a ocupar o 26º lugar.
A quarta edição do ranking de competitividade analisou 410 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021. O estudo levou em conta 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia. O objetivo é apoiar os líderes públicos nas tomadas de decisão.
Com base nos resultados atualizados, Catanduva tem como potenciais a área de saneamento (5º lugar, com alta de 23 posições em relação a 2021), acesso à educação (11º), qualidade da educação (20º), telecomunicações (34º), inserção econômica (57º, porém com queda de 50 colocações), sustentabilidade fiscal (80º, com melhoria de 18 posições) e capital humano (83º).
Por outro lado, precisa superar desafios quanto ao funcionamento da máquina pública (362º) e nas áreas de meio ambiente (361º), qualidade da saúde (304º), segurança (177º), inovação e dinamismo econômico (142º) e acesso à saúde (118º). Desses, houve melhoria de 8 posições em segurança e inovação. Os demais registraram queda no período analisado.
Além dos números gerais nas três dimensões, o relatório do Ranking de Competitividade dos Municípios, disponível em https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/, também apresenta dados detalhados que podem nortear os gestores públicos. Mesmo onde a cidade apresenta desempenho positivo, é possível constatar subitens que exigem melhorias.
Autor