Catanduva atinge índice 5,4% em levantamento de larvas do Aedes
Secretaria de Saúde reforçou equipe de combate à dengue, já que o limite de infestação recomendado pela OMS é de 1%
Foto: Prefeitura de Catanduva - Agentes de endemias passaram por 6.267 imóveis, mas somente 3 mil estavam abertos
Por Da Reportagem Local | 09 de fevereiro, 2023

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu a primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) para Aedes aegypti deste ano. O índice obtido atingiu 5,4%, acima do limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. O resultado aferido coloca o município em estado de alerta, quanto ao número de larvas encontradas.

Durante o levantamento, os agentes de endemias passaram por 6.267 imóveis. Desses, 3 mil estavam abertos para visita e 3.267 estavam fechados no momento da inspeção.

Os bairros com maior quantidade de larvas encontradas foram o Jardim Oriental, Parque Iracema, São Francisco, Jardim Imperial, Lot Morada dos Executivos, Pedro Nechar, Vila Soto, Centro, Jardim dos Coqueiros, Conj Hab Orlando Facci e Conj Hab Giuseppe Spina.

Durante a avaliação, os principais criadouros identificados foram: ralos internos e externos, bebedouros de consumo animal, vasos de planta, baldes, piscina, garrafa descartável, plásticos, latas, pneus, piscinas, lonas e depósito para construção. Como na última amostragem, entre os grupos de recipientes, destacam-se criadouros passíveis de remoção.

Tendo em vista a maior incidência de casos de dengue nesse período do ano, a Secretaria de Saúde reforçou o quadro de agentes de endemias. Por meio de empresa terceirizada foram contratados 30 novos agentes, que já passaram por treinamento e estão nas ruas. Nesse contexto, mais 11 agentes serão convocados via concurso público em andamento.

“Frente ao resultado da avaliação, esta semana, o trabalho está intensificado e parte da equipe tem sido direcionada a mutirões de eliminação de criadouros nesses bairros onde o índice larvário foi maior”, informou a Secretaria Municipal de Saúde, em nota.

CONSCIENTIZAÇÃO

A EMCAa pede a colaboração da população para receber os visitadores. O setor alerta para a importância do agendamento de visitas em caso de notificação em residência fechada. Para agendar vistoria ou fazer denúncias, o telefone do Disque-Dengue é 17 3531-9200.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Estudantes de Biomedicina promovem ação de saúde na Apae
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Vacinação contra dengue começa amanhã em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Alunos de Enfermagem promovem conscientização sobre o TEA