As secretarias de Saúde e de Educação de Catanduva se uniram para fortalecer e efetivar uma das políticas públicas mais significativas no âmbito da saúde pública: a imunização. Os setores seguirão as diretrizes do Ministério da Saúde que, por intermédio do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), promoverá a Estratégia de Vacinação nas Escolas em 2024.
A primeira etapa da campanha começou na terça-feira, 9, e segue até sexta-feira, 12, em duas unidades de ensino da cidade. Depois, a iniciativa deve se prolongar até 19 de abril visando à melhoria da cobertura vacinal e, consequentemente, à redução das doenças imunopreveníveis.
O Ministério da Saúde destinou R$ 44.068,35 para Catanduva como incentivo financeiro excepcional e temporário para custear ações de vacinação, incluindo a mobilização nas escolas.
Segundo a Secretaria de Saúde de Catanduva, a colaboração de ambos os setores é mais crucial do que nunca devido à queda preocupante na cobertura vacinal que tem sido observada recentemente.
“É imperativo reconhecer a vacinação como um dos maiores avanços na saúde pública, atribuindo-lhe o mérito de ser uma das medidas mais custo-efetivas na prevenção de doenças e redução da mortalidade. O sucesso dessa política ao longo dos anos é incontestável, tendo contribuído significativamente para a diminuição das doenças imunopreveníveis em escala global”, acrescenta o órgão.
Logo, a estratégia de vacinação nas escolas não apenas aborda uma necessidade imediata de atualização das cadernetas de vacinação dos estudantes, mas também reforça o papel educativo das escolas na promoção da saúde.
Nesta primeira etapa da campanha, a escola municipal Prof.ª Darci Helena Delgado Januário, do Bom Pastor, recebeu a vacinação nesta terça-feira, 9, e continuará nesta quarta-feira, 10, nos períodos da manhã e tarde. Depois será a vez da EMEF Prof. Waldemar Martins Aydar, no Giuseppe Spina, na quinta e sexta-feira, dias 11 e 12, no período da manhã.
Estarão presentes profissionais da Saúde para verificação das carteiras de vacinação e aplicação das vacinas de tríplice viral, febre amarela, dupla adulto (difteria e tétano), meningite ACWY e HPV.
Autor