
Com a presença das diretorias das duas entidades, nesta segunda-feira, 17, a entrega das chaves marcou oficialmente a doação da Casa da Criança Sinharinha Netto à Fundação Padre Albino (FPA). A instituição suspendeu suas atividades ao final do ano passado e a presidente Marisa Carvalho de Oliveira antecipou ao jornal O Regional, na ocasião, a doação do prédio à FPA.
Participaram do evento o conselheiro Nelson Lopes Martins, representando o presidente do Conselho de Curadores, José Carlos Rodrigues Amarante; o presidente da Diretoria Executiva, Reginaldo Lopes; o reitor da Unifipa, Nelson Jimenes; e o conselheiro Marcos Marcelo Murari, que representou o presidente do Conselho de Administração, Luciano Sanches Fernandes.
A presidente da Casa da Criança, Marisa Carvalho, destacou a importância da destinação do espaço. "Temos certeza de que a Fundação fará um excelente uso desse espaço e dará continuidade ao trabalho que foi desenvolvido aqui por tantos anos. Esse é um novo começo." Já os representantes da FPA exaltaram o trabalho da Casa da Criança e agradeceram a doação.
A vice-reitora da Unifipa e diretora de Educação da Fundação, Cristiane Procópio de Oliveira, e a pró-reitora de Ensino de Graduação, Extensão, Assuntos Comunitários e EAD, Andreia de Haro Moreno, informaram sobre a destinação que a Fundação dará ao local. Segundo Cristiane, a proposta é a implantação da Clínica Integrada de Saúde e Educação Sinharinha Netto/Unifipa.
Segundo elas, a unidade será direcionada à promoção e prevenção da saúde de forma acessível a crianças, adultos e idosos, com atividades multiprofissionais de saúde e educação.
“A Clínica Integrada visa promover ambiente acadêmico criado para os estudantes desenvolverem e executarem atividades práticas dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Medicina, além dos cursos de Engenharia Agronômica, Administração, Direito, Pedagogia e Psicologia”, explicou a professora Andreia de Haro Moreno.
Ela ainda complementou: “A Clínica atenderá à comunidade, reforçando o compromisso social da Unifipa e o comprometimento não só com a qualidade do ensino, mas também com os interesses e necessidades sociais, permitindo assim aos alunos vivenciarem experiências profissionais na prática, prestando serviços gratuitos à população de Catanduva”.
A clínica também oferecerá atendimento infantil em Puericultura. “As consultas de Puericultura são fundamentais para a promoção do crescimento e desenvolvimento saudáveis, de modo que a criança alcance a idade adulta livre de agravos que poderiam ser evitados na infância”, explicou.
Na Clínica Integrada será realizado acompanhamento das crianças para avaliação do crescimento e desenvolvimento, vacinação, orientação aos pais e/ou cuidadores sobre prevenção de acidentes, aleitamento materno e orientação alimentar no período do desmame, higiene individual e ambiental, assim como a identificação precoce dos agravos para intervenção efetiva e apropriada.
Por fim, Cristiane disse que aquela Casa vai continuar “a ser um símbolo de memória, pertencimento e transformação”, agradeceu a todos os voluntários da diretoria da Casa da Criança Sinharinha Netto que se dedicaram arduamente por aquela causa e enfatizou “que, sob os cuidados da Fundação Padre Albino, ela cumpra sua missão de servir à comunidade, mantendo viva a chama do passado para iluminar o futuro”.
Marisa Carvalho de Oliveira e as voluntárias Ângela Colombo Amarante e Patrícia Colombo Amarante Fiorim foram homenageadas. Também estavam presentes as voluntárias Iraídes Polimeno Gil, Marcy Leone Lopes e Marina Colombo Amarante Marton, conselheiros, diretores e colaboradores da Fundação Padre Albino.
Padre Albino, grande incentivador
Padre Albino, reconhecido por sua dedicação à promoção do bem-estar social e ao cuidado das crianças e famílias em situação de vulnerabilidade, teve papel fundamental na criação da Casa da Criança Sinharinha Netto. Com o espírito solidário e visionário que sempre o caracterizou, Padre Albino foi um dos grandes incentivadores do projeto que, desde o início, teve como principal objetivo proporcionar ambiente acolhedor e seguro para crianças em situação de risco.
Foi no início de 1936, seguindo a orientação da Igreja, que Padre Albino movimentou a comunidade católica e organizou grupos para fomentar o espírito cristão de fraternidade, bondade e amor, bem como instalar instituições que aliviassem o sofrimento humano, socorressem os necessitados, beneficiando as classes humildes e amparasse os desprotegidos.
Um desses grupos foi a Liga Feminina de Ação Católica, que decidiu pela criação de creche para crianças abandonadas e para abrigar os filhos de mulheres que precisavam trabalhar fora de casa, oferecendo consultas gratuitas e orientações de pediatras. O prédio foi adquirido de Ramon Sanches e a instituição foi instalada em 25 de dezembro de 1941 com o nome de Sinharinha Netto em homenagem à Iracema Lima Bueno Netto pelos bons serviços prestados.
Anos depois, em 1968, seguindo com seu compromisso social, Padre Albino instituiu a Fundação Padre Albino, entidade que se tornaria pilar para a continuidade e ampliação das ações voltadas à assistência social, à saúde e à educação. A Fundação consolidou o legado de Padre Albino, ampliando o alcance de suas iniciativas e oferecendo apoio a diversas causas importantes.
Autor
