A Caravana Sangue Bom se uniu mais uma vez em prol da doação de sangue ao Hemonúcleo de Catanduva. O grupo de Elisiário é liderado pelo advogado Ricardo Ferraz, que reúne número expressivo de moradores para realizar doações ao longo do período da campanha e, principalmente, no chamado Dia D, que este ano será no próximo sábado, dia 21 de dezembro.
Segundo Ferraz, a campanha começou em 25 de outubro, Dia Nacional do Doador de Sangue, e terá a grande mobilização no sábado, quando as pessoas vêm literalmente em caravana até o Hemonúcleo. O fato de a campanha ser promovida no final do ano, segundo ele, é proposital, tendo em vista que o período de festas deixa os estoques de sangue em estado crítico.
“Os hemonúcleos estão necessitando, inclusive está praticamente zerado o sangue O negativo”, lembra ele, completando que essa é a 13ª edição da caravana, que hoje atrai doadores de outras localidades. “Não é só pessoal de Elisiário, porque tem pessoas também de outros municípios que participam, todos com o intuito de ajudar o próximo”, enaltece.
Nos dois últimos anos, mais de 120 doadores compareceram ao Hemonúcleo de Catanduva no chamado Dia D, ajudando a elevar os estoques de sangue da unidade, que abastece 11 cidades da região, além de contribuir com o Hemocentro de Rio Preto. Todos os participantes ganharam camisetas personalizadas da campanha.
“A conscientização dessa galera, que tem me acompanhado, tem sido muito importante. Esperamos contar com novos adeptos e buscamos sempre nos superar. No mais só temos que agradecer a todos, ao pessoal do Hemonúcleo de Catanduva e a galera que abraça a causa, avisando para ajudar, incentivando, seja financeiramente ou convidando”, destaca.
O Hemonúcleo Catanduva fica na rua 13 de Maio, nº 974, no Centro. O horário de funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 7 às 13 horas, e o telefone para contato é 17 3522-7722.
QUEM PODE DOAR
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50 quilos. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
Autor