No Dia de Finados, feriado nacional, a Prefeitura de Catanduva reabre a capela do Cemitério Nossa Senhora do Carmo, localizado na rua 24 de fevereiro. O espaço passou por revitalização e recebeu melhorias no piso, pintura e iluminação novas.
Além da intervenção, as imagens da capela foram restauradas e retornaram aos seus devidos lugares, em bases novas, na quarta-feira, dia 1º, após trabalho voluntário executado pela artesã Marli Bugatti Gentile, dentista aposentada, mestre em restauro de artes sacras.
Três imagens foram restauradas: Nossa Senhora do Carmo (esculpida em madeira), Nossa Senhora Aparecida e Santa Luzia (ambas feitas de gesso). Cada uma mede cerca de 1 metro de altura. Por meio do trabalho da artesã, a estrutura das artes sacras foi preservada.
Como incremento, as imagens ganharam coroas de metal feitas por ourives do Rio de Janeiro. A artesã assumiu os custos dos materiais e trabalho, que se estendeu por cerca de cinco meses. O resultado da intervenção na capela e as imagens restauradas podem ser conferidos hoje.
O projeto de reforma da capela teve início em 2021, após a artesã Marli ter se apresentado ao prefeito Padre Osvaldo. O encontro foi intermediado pela presidente do Fundo Social Vera Pinfildi. Na ocasião, ela se dispôs a fazer a restauração das peças, voluntariamente.
De imediato, Padre Osvaldo sinalizou positivamente ao pedido e se prontificou em executar as melhorias na capela. Diante dos resultados, o prefeito enaltece a iniciativa da munícipe.
“Agradecemos à artesã Marli, por ofertar seu talento e restaurar, de forma voluntária, as imagens. Gesto nobre, que demonstra sua bondade e, ao mesmo tempo, habilidades manuais. Belíssimo trabalho que ficará registrado na história de Catanduva”, destaca Padre Osvaldo, que prepara placa de honra para ser entregue em homenagem à artesã.
Autor