A Secretaria de Saúde de Catanduva prorrogou a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação até 30 de setembro. A etapa terminaria na última sexta-feira, dia 9. A orientação foi dada pelo Ministério da Saúde a todos os municípios brasileiros diante da ainda baixa cobertura vacinal, especialmente contra a paralisia infantil.
A campanha contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante – aplicado 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular – e incentivar a aplicação da dose de reforço, que acontece por meio da conhecida gotinha.
A doença tem certificado de erradicação no Brasil desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas. “A estratégia de campanha é vacinar o maior número de crianças possível em um curto espaço de tempo para que o vírus vacinal possa competir com o vírus selvagem causador da doença, evitando sua reintrodução”, explica Natália Lourenço, diretora do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde.
A multivacinação, que acontece de maneira concomitante à poliomielite, também foi prorrogada. A campanha busca incentivar a atualização da caderneta de vacinação dos menores de 15 anos pelos responsáveis. Estão disponíveis 18 vacinas que compõem o calendário nacional de vacinação: meningite, hepatite, difteria, pneumonia, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV, entre outras.
As doses dos imunizantes estão disponíveis nas 23 unidades de saúde dos bairros, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para o atendimento, o responsável deve apresentar a carteira de vacinação do menor.
Na última atualização divulgada pela Secretaria de Saúde, ao final do mês passado, a cidade estava com 42% de cobertura vacinal contra a pólio. A meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo.
Autor