A campanha 'Doar é um ato de amor', liderada pelo Instituto Accorsi em conjunto com o Sincomercio Catanduva e empresas da cidade, entra hoje em sua última semana. A mobilização une mais de 20 estabelecimentos comerciais que oferecem descontos e vantagens às pessoas que doarem sangue até 14 de julho. O Jornal O Regional e a Vox FM são apoiadores da ação.
“Um domingo fui fazer doação de sangue e infelizmente eu me deparei com o banco de sangue vazio. Com isso em mente, veio a ideia da campanha ‘Doar é um ato de amor’ para, do dia 14 de junho a 14 de julho, trazer toda a população para ajuda o hemonúcleo, que trabalha o ano inteiro em situação crítica”, comenta o médico Guilherme Accorsi, idealizador da ação.
Com peças nas redes sociais e outdoors, a campanha frisa que “doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade – como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias – é um ato muito nobre”, e chama a população para salvar vidas.
Entre as ações, foi realizada mobilização no Hemonúcleo, em 18 de junho, concretizando a doação de 62 bolsas de sangue, o que equivale a 248 vidas salvas.
De acordo com o Hemonúcleo de Catanduva, esta época do ano, com temperaturas mais amenas e em que há aumento das infecções respiratórias, dentre elas a Covid-19, coloca o órgão em alerta, devido à queda do número de doações.
QUEM PODE DOAR
Para doar sangue, basta estar saudável, ter de 16 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal. Pessoas que tiveram Covid-19, com sintomas leves, podem fazer a doação após 10 dias do contato com o vírus.
Procure o Hemonúcleo Catanduva, na rua 13 de maio, 974, no centro de Catanduva. O atendimento é de quarta a domingo, das 7h às 13h. Para a doação basta apresentar documento com foto durante o atendimento. Informações pelo telefone (17) 3522-7722.
Autor