Bons hábitos podem ajudar a prevenir insônia e promover sono saudável, afirma psicóloga
Dia Mundial do Sono, celebrado neste dia 15, alerta para baixa qualidade do descanso
Foto: ARQUIVO PESSOAL - Psicóloga alerta que irregularidade do sono pode
Por Myllayne Lima | 15 de março, 2022

Nesta terça-feira, dia 15 de março, é celebrado o Dia Mundial do Sono. A data criada pela Associação Mundial de Medicina do Sono - World Association of Sleep Medicine tem como objetivo conscientizar sobre os problemas relacionados com a privação do sono existentes na sociedade.

Estudo recente publicado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), aponta que 65% da população do país tem baixa qualidade de sono. Além disso, apenas 34% dos pesquisados afirmam ter insônia, mas somente 21% têm o diagnóstico real da doença.

Em entrevista ao Jornal O Regional, a psicóloga Silvia Helena alerta que a privação e irregularidade do sono pode desencadear diversos problemas mentais e físicos.

“Em períodos de crise, estima-se que uma a cada cinco pessoas apresente algum distúrbio mental como mecanismo de resposta, como aponta a OMS. Depressão, ansiedade, aumento no consumo de álcool, insônia e estresse pós-traumático são alguns dos sintomas que aparecem duas vezes mais durante épocas delicadas. A dificuldade em manter mentalmente saudável fica e ficou um processo delicado na fase aguda da pandemia que se estende até nos dias atuais pelo estresse causado e isso acentuou nos que já vinham lutando com a saúde mental.”

Pessoas com irregularidade no sono apresentam maior risco de desenvolver Acidente Vascular Cerebral (AVC). “A privação do sono, especialmente quando acontece da forma repetida, pode trazer graves consequências à saúde, como prejuízos à memória e aprendizado, redução da atenção, alterações do humor, risco de desenvolver doenças psiquiátricas e enfraquecimento do sistema imune, dormir mal também está ligado ao aumento do risco de desenvolver obesidade, diabetes, pressão alta, apresenta 5 vezes maior risco de AVC e câncer, por exemplo.”

A insônia pode ser considerada a principal causa ou pode estar associada a outras patologias. “Podemos identificar diversas causas para as perturbações do sono, como: stress - preocupações em excesso com o trabalho, a escola, a saúde, as finanças ou a família podem manter a sua mente ativa à noite, dificultando o sono. Acontecimentos da vida estressantes ou traumatizantes - como a morte ou doença de um ente querido, divórcio ou perda de emprego podem ser causas de insônia. Doenças mentais - ansiedade, como stress pós-traumático, podem dificultar o seu sono. Despertar cedo demais pode ser um sinal de depressão. A insônia, geralmente, também ocorre associada a outras doenças mentais.”

A psicóloga Silvia Helena destaca que atividades estimulantes antes de dormir, também afetam o descanso. “Os maus hábitos de sono incluem um horário irregular na hora de deitar, sestas, atividades estimulantes antes de dormir, um ambiente de sono desconfortável e usar a cama para trabalhar, comer ou ver televisão. O uso de computadores, televisão, videojogos, tele móveis, ou outros aparelhos eletrônicos antes de dormir podem interferir no ciclo de sono, pois hiperexcita o cérebro deixando-o estimulado e acelerado, comprometendo assim a qualidade de sono.”

Comer muito tarde também ocasiona um noite mal dormida. “Comer demasiado, pouco tempo antes de ir para a cama pode provocar mal-estar físico quando está deitado. Muitas pessoas também sentem azia, um refluxo de ácido e alimentos do estômago para o esôfago depois de comer, o que pode mantê-lo acordado.”

Silvia alerta que medicamentos podem interferir no sono. “Muitos medicamentos podem interferir no sono, como certos antidepressivos e medicamentos para a asma ou tensão arterial. Muitos medicamentos de venda livre - como alguns analgésicos, medicamentos para a alergia e produtos para a perda de peso contêm cafeína e outros estimulantes que podem interferir com o sono.”

Síndromes são problemas pontuados pela especialista. “Transtornos relacionados com o sono - A apneia do sono faz com que o doente pare de respirar periodicamente durante a noite, interrompendo o sono. A síndrome das pernas inquietas causa sensações desagradáveis nas pernas e um desejo quase irresistível de movê-las, impedindo que adormeça.”

Cafeína, nicotina e álcool também são prejudiciais. “Café, chá e outras bebidas com cafeína são estimulantes. Beber no final da tarde ou à noite pode impedir a conciliação do sono. A nicotina nos produtos do tabaco é outro estimulante que pode interferir no sono. O álcool pode ajudá-lo a adormecer, mas evita estádios mais profundos do sono e, geralmente, causa o aumento do número de despertares.”

A psicoterapia pode auxiliar na organização ou reorganização das rotinas, proporcionando bem-estar. “A psicoterapia se faz fundamental, para a organização ou reorganização da rotina, instalar bons hábitos, compreender as necessidades fisiológicas que estão diretamente ligadas a saúde mental. Priorizar momentos de lazer e prazer, e a construção rotineira de bem-estar.”

Silvia Helena frisa que a qualidade do sono é atrelado ao humor. “O psicólogo, observará a necessidade de farmacologia, encaminhando –o ao médico psiquiátrico (o que é especialista em saúde mental) para uma possível medicação, em estado crítico que necessita desse acompanhamento. Qualidade de sono, é atrelado ao humor, produtividade e desempenho dos indivíduos. Fique atento aos sintomas, procure ajuda, você merece qualidade de vida.”

Bons hábitos de sono podem ajudar a prevenir a insônia e promover um sono saudável. Algumas das principais medidas de prevenção indicadas pela psicóloga são.

“Mantenha a hora de dormir e vigília consistente de dia para dia, incluindo nos fins de semana; desligue celular e eletroeletrônico 40 minutos antes de deitar. Mantenha-se ativo - atividade física regular ajuda a promover, um boa noite de sono. Verifique os medicamentos que está a tomar para ver se eles podem provocar insónia; evite ou limite as sestas; evite ou limite a cafeína, álcool e não use nicotina (não fumar). Evite grandes refeições e bebidas antes de dormir. Torne o seu quarto confortável para dormir e use-o apenas para sexo ou sono. Crie um ritual relaxante na hora de dormir, como tomar um banho quente, ler ou ouvir música suave. Faça um bom controle do seu stress.”

Autor

Myllayne Lima
Repórter de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade