Boca de urna e compra de votos motivaram prisões durante votação
Foram registrados 1.378 crimes eleitorais com prisão de 352 pessoas
Foto: ANTONIO CRUZ - A Justiça Eleitoral registrou 4.872 denúncias de propaganda eleitoral no dia da eleição, que é proibida
Por Agência Brasil | 03 de outubro, 2022

Os crimes de boca de urna, compra de votos e de violação do sigilo do voto motivaram as prisões em flagrante realizadas ontem (2) durante o primeiro turno das eleições.

De acordo com balanço divulgado hoje (3) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), 1.378 crimes eleitorais foram registrados durante a votação e 352 pessoas foram presas.

De acordo com a legislação eleitoral, quem foi preso em flagrante por boca de urna responderá a processo, que pode terminar com condenação a pena de seis meses a um ano de prisão. A condenação pode ser convertida em prestação de serviços à comunidade e o pagamento de multa de até R$ 15,9 mil.

A tentativa de violação do sigilo do voto pode levar à condenação de até dois anos de prisão. A compra de votos é punida com pena de prisão de até quatro anos e pagamento de multa.

Propaganda no dia da eleição

A Justiça Eleitoral registrou 4.872 denúncias de propaganda eleitoral no dia da eleição, que é proibida. Desde o início da campanha eleitoral, em 16 de agosto, foram recebidas 37.026 denúncias.

As denúncias foram enviadas pelo aplicativo Pardal, ferramenta digital criada em 2014 e que permite ao cidadão denunciar reclamações contras as campanhas. Após o recebimento, as queixas são enviadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE). O processo poderá acabar na condenação ao pagamento de multa pelo candidato, coligação ou partido.

Autor

Agência Brasil
Agência pública de notícias da EBC

Por Da Reportagem Local | 04 de abril de 2025
‘Tarifaço’ de Trump poderá impactar empresários da região
Por Da Reportagem Local | 21 de janeiro de 2025
Briga entre Trump e China pode beneficiar exportadores da região
Por Da Reportagem Local | 12 de dezembro de 2024
Menino de 8 anos homenageia hospital em Minecraft