Banco de Leite Humano do HPA faz ação sobre o Novembro Roxo
Campanha conscientiza sobre as complicações dos nascimentos prematuros; cor faz referência à sensibilidade e individualidade
Foto: Divulgação/FPA - Para marcar a ação as mães dos bebês internados nas unidades receberam mimos em alusão ao tema
Por Da Reportagem Local | 23 de novembro, 2022

Durante todo o mês de novembro, as unidades neonatais do Hospital Padre Albino foram decoradas com o tema Novembro Roxo, mês internacional de sensibilização à prematuridade. O dia 17 é o escolhido para marcar a ação mundialmente, e as mães dos bebês internados nas unidades receberam mimos em alusão a esse tema.

De acordo com a Fundação Padre Albino, gestora da unidade, o objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção do parto prematuro, através de programas de educação sexual na adolescência, planejamento familiar e pré-natal com qualidade.

“É um dos momentos mais especiais do ano, onde conseguimos chamar a atenção para as questões envolvidas no nascimento prematuro de forma mais expressiva e, com isso, sensibilizar mais pessoas sobre o tema, especialmente no dia 17, que é o Dia Mundial da Prematuridade”, frisou a enfermeira Camila Redigolo Raymundo Bahillo.

A prematuridade pode ocasionar implicações ao recém-nascido, entre elas, problemas pulmonares, deficiências motoras, infecções respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares ou diabetes e possibilidade de ter problemas de aprendizagem ou comportamentais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, esta é a principal causa de mortalidade infantil antes dos cinco anos de vida. São considerados partos prematuros quando um bebê nasce antes de completar 37 semanas de gestação. Já o roxo simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos prematuros.

A atividade foi organizada pela equipe do Banco de Leite Humano do Hospital Padre Albino, com a colaboração da equipe médica e de enfermagem das unidades neonatais.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Mais de 70 pessoas por dia passam pelo Postão por suspeita de dengue e covid
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Abril Marrom: Unimed Catanduva reforça abordagens sobre saúde ocular