Os profissionais que atuam no Banco de Leite do Hospital Padre Albino fazem um apelo para que mulheres que estão amamentando e possuem leite em excesso tornem-se mães doadoras.
“O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Padre Albino precisa de doações de leite materno. Para suprir a demanda das Unidades Neonatais do Hospital, são necessários cerca de 100 litros de leite humano por mês”, destaca Camila Redigolo Raymundo Bahillo, enfermeira e coordenadora das UTIs Neonatal e Infantil e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal.
Camila explica os benefícios do leite materno. “O leite humano é rico em nutrientes para os prematuros e recém-nascidos com baixo peso, ou que tenham alguma alergia a alguma fórmula industrializada. Todos esses recém-nascidos internados no Hospital Padre Albino recebem leite materno do Banco de Leite Humano, que passa por um processo rigoroso de qualidade antes de ser distribuído.”
De acordo com o Banco de Leite, de janeiro a maio de 2021 foram 219 doadoras, contra 188 em 2022, queda de 14%. “A doação pode ser feita por lactantes que estejam em bom estado de saúde e que não sejam fumantes, usuárias de drogas, ou façam uso excessivo de álcool ou medicamentos que possa interferir na amamentação e na qualidade do leite”, frisa Camila.
O Banco de Leite oferece gratuitamente equipamentos para coleta domiciliar. “O BLH fornece o kit para doadora contendo máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com todas explicações da doação. Se você está amamentando, deseja ser uma doadora ou quer mais informações, procure o Banco de Leite Humano do Hospital Padre Albino”, completa.
O Banco de Leite do Hospital Padre Albino fica localizado na rua Belém, 519. Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3311-3076.
Autor