Associação dos Engenheiros e Crea-SP entregam coworking em Catanduva
Proposta é oferecer local para trabalho, troca de experiências e ideias que possam gerar novos negócios e até mesmo startups
Foto: O Regional - Coworking de Catanduva cumpre meta do Crea-SP de estimular ambientes de inovação
Por Guilherme Gandini | 15 de agosto, 2023

A Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Catanduva inaugurou coworking dedicado à área de tecnologia, na sede da entidade, nesta segunda-feira, 14. A iniciativa tem parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e faz parte do projeto CreaLab Coworking, que busca estabelecer uma rede desses ambientes para incentivar projetos inovadores nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.

A unidade de Catanduva foi a segunda inauguração feita depois da capital, tida como projeto modelo, apresentado em julho. A primeira entrega foi em Adamantina, ontem pela manhã. Segundo o Crea-SP, além desses, já estão em andamento cerca de 30 outros pelo Estado.

A proposta não é apenas oferecer um local para que engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos possam trabalhar. “Os coworkings não se resumem, hoje, em espaços físicos e sim na possibilidade de trocar experiências e diversificar ideias para a criação de novos negócios”, cita o presidente do Crea-SP, engenheiro Vinicius Marchese, em referência às startups, muitas das quais nascem em cafés e reuniões mais casuais. Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), são 13 mil em todo o País, sendo mais de 53% na região Sudeste.

A meta do Crea-SP para o estado de São Paulo é estimular ambientes de inovação que permitam o surgimento de novas possibilidades de negócios. Os coworkings funcionarão como apoio para isso, a partir da integração do conselho com as entidades de classe, que são associações representativas dos profissionais e que estão distribuídas nos municípios.

A diversificação de locais atende ainda a outro objetivo do Crea-SP com a área tecnológica, que é de apoiar as gestões públicas no desenvolvimento e implementação de soluções para os problemas de saneamento, acessibilidade, planejamento urbano, mobilidade e sustentabilidade. O tema foi, inclusive, mencionado por Marchese durante a inauguração em Catanduva.

Ao jornal O Regional, ele ressaltou que os serviços tradicionalmente oferecidos pela unidade local do Crea-SP continuarão sendo oferecidos. “Mas a unidade se transformou em um local para o profissional: curso, palestra, trabalho, networking, café. Tudo no mesmo lugar. A gente quer promover esse tipo de valorização profissional”, enalteceu.

Marchese frisou que o equipamento é direcionado ao profissional, mas tem o foco na sociedade à medida que poderá auxiliar a busca por soluções de problemas do poder público.

PRESTÍGIO

A inauguração do CreaLab Coworking, na sede da Associação dos Engenheiros, foi prestigiada por grande público e autoridades, entre elas o prefeito Padre Osvaldo, gestores e servidores municipais das áreas de obras, planejamento urbano e saneamento. Na linha de frente estavam Marcos Hatanaka e Edelmo Terensi, presidente e diretor da associação, respectivamente. Houve discursos, corte da fita e descerramento da placa inaugural, seguido por almoço.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 01 de maio de 2024
Catanduva fecha trimestre com quase mil novos empregos
Por Da Reportagem Local | 01 de maio de 2024
Últimos dias para se inscrever no Vestibulinho da Etec Elias Nechar
Por Da Reportagem Local | 01 de maio de 2024
Olimpíada da Segurança do Paciente encerra mês de abril no AME Catanduva