AME Catanduva faz simulado de emergência contra incêndio
Treinamento de evacuação total reforça preparação para situação real que possa ocorrer na unidade de saúde
Fotos: Divulgação - Durante o exercício, a energia elétrica foi interrompida e duas vítimas foram atendidas
Por Da Reportagem Local | 26 de dezembro, 2024

O Ambulatório Médico de Especialidades - AME Catanduva promoveu simulado de emergência contra incêndio, na semana passada, reforçando o compromisso com a segurança de seus colaboradores e pacientes. A ação teve a participação de 20 brigadistas e foi organizada pelo SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da unidade.

Seguindo o calendário anual de segurança, o foco foi o treinamento para evacuação total da edificação, com o objetivo de facilitar a chegada das ações do Corpo de Bombeiros e do Samu em situação real de emergência.

Durante o simulado, a energia elétrica foi interrompida e criado cenário com duas vítimas: uma com fraturas múltiplas e outra com politraumatismo. O resgate foi realizado utilizando técnicas de remoção por prancha e cadeira de rodas, simulando situações reais de atendimento.

“Colocamos em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas da nossa equipe da Brigada de Incêndio. Acionamos o alarme e os brigadistas estavam a postos no ponto de encontro externo”, destacou William Fernandez, técnico de segurança do trabalho e chefe da brigada no Plano de Emergência contra Incêndio do AME.

Realizada a cada seis meses, a operação aprimora as respostas da equipe em situações de emergência. A última edição, em julho, foi focada na capacitação para desastres envolvendo múltiplas vítimas, utilizando o método Start, mundialmente reconhecido em crises desse tipo.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 04 de fevereiro de 2025
Centro de hidratação contra a dengue será no prédio do Caps
Por Da Reportagem Local | 04 de fevereiro de 2025
Zumbido pode ser causado por estresse e fatores emocionais
Por Guilherme Gandini | 31 de janeiro de 2025
Região recebe R$ 2,5 milhões para ações contra a dengue