A equipe de planejamento matricial do Ambulatório Médico de Especialidades- AME Catanduva iniciou as atividades de matriciamento junto a enfermeiros RTs, médicos, equipe de regulação da Atenção Primária e gestores de saúde de Catanduva mais 18 municípios da região. A reunião, primeiro evento de uma sequência de atividades, teve presença de 50 profissionais da saúde.
Com o tema ‘Alinhamentos para o Planejamento do Apoio Matricial 2023’, a estratégia de articulação entre as unidades de saúde visa garantir o modelo caracterizado pelo suporte de profissionais diversos, cujo intuito é aprimorar e alinhar as ações de atendimento da unidade em conjunto com a Rede de Atenção Básica.
“O objetivo da reunião foi discutir estratégias e alinhar o planejamento para apoio matricial deste ano, envolvendo trabalho em rede, ou seja, mediante a integralidade dos serviços de saúde regional, uma das diretrizes do SUS”, explica o médico Rogério Lima Duarte, gerente médico do AME e promotor do evento ao lado da enfermeira Tatiane Marcondes, da auxiliar administrativo Mariana Batista e da gerente administrativo Karulini Davoli Prescilio Polo.
A ação teve reforço das articuladoras do Departamento Regional de Saúde/DRS XV, Lucinéia Oliveira, Valmira Porto e Mônica Pires Obara Macedo, e das colaboradoras do AME, Jaqueline Brambilla, gerente de enfermagem, e Maria Helena Barbuio, coordenadora de recepção. “A presença dos profissionais de saúde foi de extrema importância para contribuir com o aprimoramento das estratégias de ações de saúde na região”, completa a gerente Karulini.
O QUE É
O Matriciamento ou Apoio Matricial surgiu a partir da fragmentação da Rede Assistencial de Saúde nas regiões em que os AMEs atuam. A partir disso, foi necessária maior aproximação por parte dos AMEs em relação aos municípios que referenciam seus pacientes. A rede de especialistas que apoia o trabalho de equipes da Atenção Básica é chamada de Apoio Matricial.
Autor