O AME promoveu treinamento sobre Deterioração Clínica para a equipe de enfermagem. O objetivo foi preparar os profissionais para avaliar adequadamente os pacientes pré e pós operados que frequentam a unidade e identificar possíveis riscos de piora clínica e ofertar assistência mais segura e a consequente redução da mortalidade associada à parada cardiorrespiratória.
O treinamento foi realizado na sexta-feira, 16, e ministrado pela gerente de enfermagem, Jaqueline de Cássia Brambila, e Rogério Lima Duarte, gerente médico do AME, que enfatizaram a importância do protocolo que inclui códigos para atendimentos de urgência e emergência, abrangendo não apenas pacientes, mas também assistentes, acompanhantes, colaboradores e terceiros.
Segundo Jaqueline, o protocolo adotado permite a avaliação precoce das alterações fisiológicas nos pacientes e ressaltou a ativação do médico no tempo de resposta rápida. “O treinamento é de grande valia para a hora da avaliação do paciente em risco até que o médico seja acionado no local. Com isso, conseguimos evitar a deterioração, ou seja, a piora desse paciente e garantir a estabilidade dele sem complicações”
Para Duarte, a segurança do paciente é um dos princípios fundamentais no cuidado de saúde, que tem impacto direto na qualidade da assistência prestada. “Neste sentido, o AME assume papel primordial na assistência multiprofissional com destaque na atuação da equipe para este e outros eventos adversos que possam ocorrer dentro da unidade”, destacou o médico.
Autor