AME assegura às mulheres o direito de acompanhante em consultas
Objetivo é dar segurança e prestar apoio emocional às pacientes, pois companhia faz com que a mulher se sinta mais segura e confortável
Crédito: Divulgação - Acompanhante pode ser qualquer pessoa de livre escolha da mulher
Por Da Reportagem Local | 22 de fevereiro, 2024

Toda mulher, independentemente da idade ou condição de saúde, que passa pelo atendimento do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Catanduva, tem direito a um acompanhante de sua livre escolha, com idade igual ou superior a 18 anos, durante os procedimentos.

A unidade aderiu à lei federal nº 14.737, de 27 novembro de 2023, que amplia e assegura às mulheres o direito de acompanhante em consultas e exames realizados nos estabelecimentos de saúde públicos e privados do Estado de São Paulo. Essa lei tem como objetivo garantir o apoio e a segurança das mulheres durante o atendimento médico.

Segundo preconiza a Lei, o acompanhante faz com que a mulher possa se sentir mais segura e confortável, além de poder fazer perguntas e tirar dúvidas.

“O acompanhante pode ser qualquer pessoa de livre escolha da mulher, inclusive um familiar, amigo, ou profissional de saúde. Seu papel é estar presente durante toda a consulta ou exame, receber informações sobre o procedimento, participar da tomada de decisões e prestar apoio emocional à paciente”, explica a gerente de enfermagem do AME, Jaqueline de Cássia Brambila.

O AME Catanduva está localizado na rua Cascata, nº 825, no bairro Parque Iracema. A unidade está sob gestão da Fundação Padre Albino e recentemente foi recertificada com o selo Organização Nacional de Acreditação (ONA), por preencher os requisitos previamente definidos que promovem a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Secretaria de Saúde confirma quarta morte por dengue em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Após 40 dias do transplante, Ana Lívia é transferida para a enfermaria
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Vacinação contra a gripe cresce, mas está longe de atingir a meta