O curso de Biomedicina da Unifipa promove, semanalmente, ação gratuita de monitoramento da glicemia junto aos moradores de Catanduva e região. O objetivo é detectar precocemente possíveis casos de diabetes ainda não diagnosticados e conscientizar sobre a importância do controle glicêmico.
A ação acontece em dois locais. Às terças-feiras, das 20h30 às 21h15, no campus sede da Unifipa, e às sextas-feiras, das 18 às 20 horas, no Garden Catanduva Shopping.
Sob coordenação do Prof. Dr. Daniel Henrique Gonçalves e apoio da Profa. Dra. Márcia Cavazzana e Profa. Ma. Caroline Procópio, que orientam os alunos durante a realização dos exames, o projeto permite que a comunidade realize o teste de glicemia de forma prática e rápida.
A iniciativa visa alertar sobre os riscos do diabetes, doença silenciosa que, se não controlada, pode levar a sérios problemas de saúde, como doenças cardíacas, renais, problemas visuais e neuropatia. “Nosso objetivo é conscientizar as pessoas da importância do monitoramento e, ao encontrar alguma alteração, indicar o encaminhamento adequado para acompanhamento médico. O projeto é oportunidade de educação em saúde, trazendo conhecimento e suporte direto para a comunidade. Muitas pessoas não sabem que têm diabetes e essa ação pode ser o primeiro passo para o diagnóstico e o início do tratamento,” ressalta Gonçalves.
A Biomedicina Unifipa reforça o convite a todos os interessados em participar dessa iniciativa e se informar sobre os cuidados com a saúde. Para realizar o teste basta comparecer ao campus ou ao shopping nos dias e horários indicados, sem necessidade de agendamento.
Autor