
Produzir e empreender no agro, principalmente para pequenos agricultores e pecuaristas, exige mais do que conhecimento técnico. Soluções inovadoras, sustentáveis e acessíveis são necessárias para o momento climático e econômico do Brasil e do mundo. E é com esse foco que a 30ª Agrishow, principal feira de tecnologia para o agronegócio da América Latina, incentiva expositores do evento a fornecer soluções personalizadas aos pequenos negócios rurais.
Se a agricultura familiar brasileira fosse um país, seria o 8º maior produtor de alimentos do mundo. O dado, do Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).
Além da geração de emprego e renda, a agricultura familiar fornece 70% dos alimentos da cesta básica. O setor se destaca na produção de milho, mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças, principais culturas da agricultura familiar segundo a Embrapa.
Na Agrishow, o Pavilhão de Agricultor Familiar contempla portfólio de soluções para pequenos produtores que vai do acesso à tecnologia, mercado e crédito, fazendo ponte entre o agricultor e as empresas na disponibilização de produtos e serviços com foco no incremento da produtividade e renda.
Para João Marchesan, presidente da Agrishow, a agricultura familiar merece destaque pela sua importância para o agronegócio brasileiro, pois “é uma prática cuja relevância tem sido cada vez maior para a alimentação e para a economia do nosso país”.
A mecanização da colheita na agricultura familiar, por meio do uso de máquinas e tecnologias, pode melhorar a eficiência e reduzir o esforço manual. Ela é aplicada ao longo de todo o processo de cultivo, da limpeza à correção da topografia do solo, englobando ainda sistemas de irrigação e, finalmente, a colheita, em que as máquinas aumentam a eficiência do processo.
Entre as mais de 800 marcas expositoras da feira estão empresas que oferecem produtos voltados a pequenos agricultores, com foco na otimização do plantio e colheita em culturas como o café, produto cultivado em regiões quentes e áridas do Sudeste, a exemplo do Cerrado Mineiro.
Já os microtratores, indicados para propriedades de até 20 hectares, realizam diversas operações agrícolas e possuem engate rápido para implementos, além de se destacarem pela eficiência e baixo consumo. Essa e muitas outras opções estão na Agrishow, entre os dias 28 de abril e 2 de maio, na rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321, em Ribeirão Preto.
Autor
