
Novos resultados do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), demonstraram avanço importante em Catanduva. A cidade atingiu 70,27% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental em 2024 – crescimento de 15,8 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
O índice alcançado por Catanduva é superior à meta traçada pelo Ministério da Educação (MEC) para o município para o ano de 2024, que é de 58,62, ultrapassando também as metas para as duas próximas avaliações, de 2025 e 2026, que são respectivamente 62,74 e 66,69. O resultado ficou inclusive bastante próximo da meta definida para o ano de 2027, que é de 70,42.
“De um modo geral, está na média das cidades com o mesmo porte de Catanduva. Fica abaixo de cidades menores, que às vezes tem uma escola só. Se a gente pegar a nossa melhor escola, ela tem um índice muito bom. Porém, temos realidades socioeconômicas muito diferentes que impactam os resultados de aprendizagem”, pontuou a secretária de Educação, Cláudia Cosmo.
A educadora lembrou que é preciso considerar diversos fatores e que, levando em conta as demandas por inclusão, é necessário respeitar os tempos aprendizagem. “A gente tem que relativizar todos esses índices, condições socioeconômicas, números de alunos da educação especial que aprendem em outros ritmos. Mas de um modo geral estamos satisfeitos.”
Além da análise geral do desempenho realizada pela Secretaria Municipal de Educação, a equipe do setor realizará reunião com as coordenadoras para partilhar os resultados e avaliar, de forma democrática e conjunta, o que o que foi alcançado e o que ainda precisa ser melhorado. As profissionais retornaram de férias nesta segunda-feira, 21, e o encontro logo será agendado.
Segundo o MEC, 59,2% das crianças das redes públicas de ensino do país foram alfabetizadas na idade certa; a meta era de 60,2%. Em 2023, o indicador nacional era de 56%. Das 27 Unidades da Federação, 18 apresentaram evolução de 2023 para 2024, enquanto 6 tiveram queda – com ressalva para o Rio Grande do Sul, com piora expressiva possivelmente relacionada às enchentes.
COMO É O TESTE
O Criança Alfabetizada é calculado a partir de um teste, no qual cada estudante responde a 16 itens de múltipla escolha e três de resposta construída, sendo uma produção textual. O teste avalia se a criança apresenta habilidades básicas de leitura e de escrita. O padrão nacional de alfabetização que aponta a criança alfabetizada foi estabelecido em 743 pontos, em 2023.
“O padrão nacional de alfabetização indica que estudantes que alcançam esse resultado são capazes de ler palavras, frases e textos curtos; localizar informações explícitas em textos curtos (até seis linhas), como em bilhete, crônica e fragmento de conto infantil; inferir informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal, entre outras habilidades”, indica o MEC.
Autor
