Política e Economia

Vereador Onofre Baraldi Pede Que Governo Reduza Taxa de Autônomos

Assine O Regional Online

O vereador Onofre Del­bson Baraldi (PTB) elaborou requeri­men­to no qual pede que o prefeito Afonso Macchione Neto (PSB) determine a realização de estudos a respeito da redu­ção de taxas aos trabalhadores autônomos do Município. O requerimento já foi aprovado pelo plenário da Câmara na sessão da semana passada.
No documento, o parlamen­tar afirma que tem recebido reclamações de profissionais liberais que, em decorrência da crise, estariam tendo difi­cul­­dades em arcar com os impostos e taxas.
“Apesar dos mais otimistas insistirem que o pico da crise financeira diminuiu, a vulne­rabilidade por que passa gran­de parte dos setores produtivos prestadores de serviços e profissionais liberais ainda é evidente nos dias atuais. Quan­do isso ocorre é comum que àqueles mais atingidos, a exem­plo de profissionais autô­no­mos, buscam alternativas através das empresas públicas na expectativa de reduzirem a carga de impostos e taxas na esperança de sobreviverem ao terem que fechar as portas de seus estabelecimentos, a exem­plo dos sapateiros/ remendos, onde temos uma parcela consi­derável que reclamam do valor da Taxa de Fiscalização e Fun­cio­namento, por considerarem alta em vista daquilo que per­ce­bem mensalmente”, relata o vereador. Ao Jornal O Regional, Baraldi também argumentou que a facilitação de pagamento também poderá surtir efeitos positivos para os cofres públi­cos. “Acho que em um mo­mento que tivemos de crise e demanda em todos os servi­ços seria interessante olhar para essa questão porque dan­do mais condições de paga­mento você pode receber mais ao final. Pedimos para que o pre­feito abra um estudo com rela­ção a isso para que nós pos­samos encontrar um deno­minador”, completou.

Meias
Em outro requerimento o vereador pede que o Governo estude a criação de um Progra­ma Municipal de Distribuição de Meias de Compressão (Meias Elásticas). De acordo com o vereador, a Secretaria de Saúde não estaria forne­cendo as meias que seriam necessárias em tratamentos de saúde.

Nathalia Silva
Da Reportagem Local