Política e Economia

União Reconhece Decreto de Estado de Emergência de Catanduva

MACCHIONE espera obter recursos para ponte (Foto Divulgação)
MACCHIONE espera obter recursos para ponte (Foto Divulgação)
Assine O Regional Online

O Governo Federal reconheceu o decreto que definiu estado de emergência em Catanduva em razão dos estragos provocados pela tempestade que caiu sobre a cidade no mês passado. A portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil foi publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira, dia 15.

O reconhecimento do estado de emergência, segundo o prefeito Afonso Macchione Neto (PSB), deve facilitar a liberação de recursos do Governo Federal para a reparação dos estragos decorrentes da chuva, dentre os quais está a ponte da Avenida Engenheiro José Nélson Machado.

“Desta forma, o município cumpre todos os pré-requisitos para pleitear recursos para a reconstrução da ponte da Avenida Eng. José Nelson Machado e para outras intervenções necessárias para sanar os danos causados pelas chuvas”, avaliou o prefeito.

Além do Governo Federal, o governador do Estado Geraldo Alckmin (PSDB) também homologou o decreto de estado de emergência. No dia seguinte à publicação do decreto estadual, o prefeito viajou a São Paulo para entregar pessoalmente a documentação para liberação de dinheiro. De acordo com Macchione faltaria apenas a autorização de Alckmin para que o recurso seja liberado.

O prefeito não fala em prazos para o início da reconstrução da ponte depois do reconhecimento do estado de emergência. Inicialmente, o chefe do Poder Executivo estimou em 60 dias o prazo para a execução da obra depois de liberada a fase burocrática. O Governo estima que sejam necessários R$ 642.325 mil para a reconstrução da ponte.

Além da ponte, nos processos levados aos governos Estadual e Federal, a prefeitura pede ainda recursos para o cruzamento da Avenida Engenheiro José Nelson Machado com a Rua Altair, a parte baixa da Rua Antônio Girol, no Jardim Bela Vista, e os fundos da Rua Ibirá, na Vila Mota.

Nathália Silva
Da Reportagem Local

Patrocinado: