Início - Problema em Estação Elevatória Para Tratamento de Esgoto no Monteleone
Política e Economia

Problema em Estação Elevatória Para Tratamento de Esgoto no Monteleone

Moradores do bairro enviaram vídeos a reportagem reclamando da situação da estação
Nathália Silva
Da Reportagem Local
Deslocamentos de areia provocaram a desativação da estação elevatória de esgoto do bairro Pedro Monteleone já há cerca de 30 dias. A situação foi denunciada pelos moradores que filmaram a estação e também confirmada pelo superintendente César de Jesus Morasca, da Superintendência de Água e Esgoto (SAEC).
Os moradores relataram que o esgoto estaria correndo “a céu aberto” depois que a enxurrada provocada pelas chuvas teria arrancado o motor da estação. O superintende contesta a informação de que o motor teria sido levado pela enxurrada e afirma que a bomba foi removida para evitar que queimasse.
“É um problema que já vem acontecendo há algum tempo. Existe uma erosão na parte alta do Pedro Monteleone e toda a terra, areia lá de cima veio para a elevatória que está embaixo. Com isso assoreou o córrego e a água em vez de correr no córrego está correndo fora do córrego que é onde está a nossa estação elevatória”, explicou Morasca.
O superintendente afirmou que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) já teria conhecimento da situação e que a SAEC trabalha na elaboração de projetos para obter as licenças necessárias para intervir no córrego e retomar o funcionamento da estação.
“Já pedimos para a Cetesb para que possamos entrar lá para desassorear o córrego, temos que retirar algumas árvores para poder depois consertar a elevatória. Já estivemos lá com a Polícia Ambiental e fizemos algumas intervenções para poder minimizar o problema da areia. A água do Minguta hoje não tem mais leito para correr por causa da areia que desce e está correndo toda espalhada. A somatória desses problemas acabou gerando um mar de areia lá em baixo. Nós retiramos a bomba e o gerador que tinha lá para não estragar. Assim que tiver a autorização da Cetesb vamos fazer a intervenção”, afirmou o superintendente.
De acordo com Morasca, enquanto a estação estiver desligada, o esgoto não está sendo tratado.
“O esgoto do Pedro Monteleone, Lluminar está caindo ali. Aquela estação de esgoto bombeia para o outro lado da rodovia e junto do esgoto da Fafica que vai embora pelos coletores de esgoto do Minguta. A contribuição de esgoto é muito pequena ali, mas está caindo esgoto porque a estação elevatória não está funcionando”, confirmou.