Início - Presidente Sanciona PRONAMPE Para as Microempresas e Pequenas Empresas
Política e Economia

Presidente Sanciona PRONAMPE Para as Microempresas e Pequenas Empresas

https://empreender360.org.br/

O presidente da República, Jair Bolsonaro (Jair Bolsonaro), aprovou nesta última quarta-feira (02) uma lei que torna as microempresas e pequenos empresários de apoio ao Programa Nacional (Pronampe). Criado em 2020 para ajudar as empresas em dificuldades com a pandemia do coronavírus por meio da facilitação de crédito, o programa concedeu um total de 37,5 bilhões de reais em financiamentos no ano passado, abrangendo aproximadamente 517 mil empresários.
Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o Pronampe representa um novo patamar de crédito para as micro e pequenas empresas.
“À medida que o plano avança, os recursos do orçamento anual poderão ser aplicados no seu fundo de garantia FGO, que permite dar garantias ao crédito dos pequenos negócios e vai aumentar as concessões. Vale destacar que o problema do mercado financeiro não são recursos. O problema é o problema das garantias ”, destacou Melles.
Desde março, o Sebrae realiza uma série de investigações para monitorar os impactos da crise nas pequenas empresas. O último resultado da décima edição mostra que as oportunidades para pequenas e microempresas de obter empréstimos de agências financeiras melhoraram significativamente. Em abril do ano passado, apenas 11% dos pedidos de empresas que buscam crédito foram aprovados. No último levantamento, a partir da primeira semana de março de 2021, a taxa de sucesso das solicitações de crédito saltou para 39% ”, enfatizou o presidente. A nova lei permite a alavancagem em até quatro vezes, o que otimizará os recursos que o Tesouro Nacional alocou no FGO / BB e novos recursos que poderão ser aplicados.

Ariane Pio
Da Reportagem Local