Início - Ministério Público Chama Candidatos Para Discutirem Propostas Para Combate às Drogas
Política e Economia

Ministério Público Chama Candidatos Para Discutirem Propostas Para Combate às Drogas

Candidatos da região são o foco do debate que proporá medidas “concretas e de baixo custo”
Nathália Silva
Da Reportagem Local
O Ministério Público chamou candidatos a prefeito e vereador na região de Catanduva e Barretos para discutir medidas de combate às drogas em reunião que será realizada na sexta-feira, dia 2 de setembro. 
A reunião é promovida pelo Núcleo 18 da Rede de Atuação Protetiva de Direitos Sociais do Ministério Público, composta por promotores das regiões de Catanduva e Barretos, e será sediada em Catanduva, no anfiteatro da Fundação Padre Albino, às 11 horas.
De acordo com o promotor Carlos Macayochi de Oliveira Otuski, durante o debate serão apresentadas medidas já tabuladas a partir de outros encontros do núcleo.
“Serão apresentadas aos candidatos a prefeito e vereador da região, bem como à sociedade em geral, propostas concretas e de baixo custo que podem ser implementadas em cada município, visando a enfrentar a problemática da dependência química e a fomentar medidas de prevenção no que tange ao álcool e outras drogas. Estas propostas foram pensadas após diversas reuniões com gestores da região e após debate público ocorrido em maio de 2016 em Itajobi”, explicou o promotor.
Otuski ainda explicou que as propostas são baseadas em conceitos preconizados pela Organização Social de Saúde (OMS). 
“Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma cidade saudável é aquela que está continuamente criando e melhorando os ambientes físicos e sociais e amplia esses recursos comunitários que permitem às pessoas se apoiarem mutuamente na realização de todas as funções da vida e desenvolverem seus potenciais máximos. Foram, ainda, pensadas com base em dois outros princípios: coordenação de trabalhos entre poder público e sociedade civil, bem como proteção e valorização da família”, completou o representante do Ministério Público.
Além de apresentar as propostas resultantes das discussões anteriores, os promotores, dentre os quais especialistas no tema, também chamam os candidatos a apresentarem outras propostas.