Política e Economia

Ministério da Justiça Assina Convênio Para ‘Modernização ‘ da GCM

Assine

O Ministério da Justiça firmou convênio com a Prefeitura de Catanduva com o objetivo de modernizar a Guarda Civil Municipal (GCM). A ‘parceria’ depende também de contrapartida da administração. Com o contrato válido de dezembro de 2018 a dezembro de 2019, a Prefeitura poderá utilizar R$ 272.786,76 – com R$ 22.786,76 de contrapartida do Executivo Municipal.

O objetivo é a aquisição de fardamento, armamento e e­­quipamentos diversos de rádio comunicação, conforme a publicação do Extrato de Convênio, divulgado no dia 4 de janeiro no Diário Oficial da União.

O convênio nº 880783/2018 tem vigência de 28 de dezembro de 2018 a 31 do mesmo mês de 2019 e foi assinado pelo então Secretário Nacional de Segurança Pública, Alexandre Araújo Mota, a pasta hoje é assumida por Guilherme Theophilo.

A Guarda Civil de Catanduva mantem um efetivo aproximado de 10 profissionais nas ruas por turno, além de equipe de patrimônio público e a central de atendimento pelo número de emergência. No final de ano, com o aumento do movimento de pessoas na área central, a GCM teve o efetivo reforçado e contou com 29 homens em patrulhamento no centro da cidade.

A guarda civil municipal atua em Catanduva em diversas áreas. Na criminal, quando flagra algum crime sendo cometido, na fiscalização de trânsito, inclusive com aplicação de multa, na preservação do patrimônio público, com rondas em prédios municipais, incluindo escola e com a patrulha ambiental.

Karla Konda
Da Reportagem Local