Política e Economia

IBGE Abrirá 128 Vagas de Trabalho em Catanduva Para Censo de 2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá abrir neste ano 128 vagas de trabalho em Catanduva para a realização do Censo de 2020.
O coordenador da unidade local do IBGE, Edson da Silva, destaca que, apesar da coleta de dados ser iniciada em agosto, terá início no próximo mês o processo seletivo para a contratação de supervisores e chefes do posto local. Março também terá oportunidades de trabalho com a seleção para os recenseadores.
“Para percorrer todo o município, teremos 114 pessoas nas ruas, 11 supervisores, dois chefes de posto e um coordenador”, destaca. O trabalho será intenso, com três meses de atuação em busca de informações sobre a evolução da última década do país.
O Censo Demográfico é uma importante ferramenta para a distribuição de repasses aos municípios. Os dados populacionais servem como referência, por exemplo, para o encaminhamento de recursos federais. As reuniões para a definição dos trabalhos ganharam o apoio da Prefeitura de Catanduva.
Em todo país a estimativa é de que de 225 mil vagas sejam lançadas em fevereiro.
Os próximos certames simplificados deverão preencher algo em torno de 29.678 vagas nas funções de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor (ensino médio), além de 196 mil vagas temporárias na ocupação chave do IBGE, que é Recenseador (ensino fundamental).
O salário para os postos de Agente Censitário pode chegar a R$ 2,4 mil, enquanto que para Recenseador o valor inicial é de R$ 1,1 mil. Ainda falta ser divulgada a banca organizadora contratada para realizar essas novas seleções simplificadas.

Karla Konda
Editora Chefe