Política e Economia

Catanduva Tem 148 Eleitores Que Podem Perder o Título Por Irregularidades

Catanduva tem 148 eleitores que podem perder o título por irregularidades. São pessoas que não votaram nem justificaram nas últimas três eleições. Em Elisiário, apenas três eleitores estão nessa situação. O prazo para esse público se adequar termina em menos de um mês – em 6 de maio.
O chefe do cartório eleitoral de Catanduva, Marcelo Micena explica que a lista com os nomes está afixada no mural do cartório. “É um número bastante reduzido, pois Catanduva concluiu recentemente a revisão do eleitorado”, comentou Micena.
Para quem não sabe, cada turno é considerada uma eleição. Os dados de Catanduva são bem menores do que o de outras cidades da região como Barretos, por exemplo, que tem 3 mil eleitores irregulares.
A nível nacional, são mais de 2,6 milhões de pessoas nessa mesma situação. Além de conferir pessoalmente no cartório, também é possível ver se o seu título está irregular pelo Portal do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br). A pesquisa é feita de forma simples e de graça. Para isso basta acessar a opção “situação eleitoral”, no canto superior esquerdo da página principal. Depois de preencher o nome completo e a data de nascimento o serviço indicará se o título está irregular ou não.
Caso esteja irregular, o eleitor paga multa no valor aproximado de R$ 3,50 e na sequência, deve comparecer ao cartório eleitoral com um documento oficial com foto, além de comprovante de residência e titulo de eleitor, caso possua.
Quem tem o título de eleitor cancelado não pode se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, além de não conseguir empréstimos, ou obter passaporte e receber salário de função pública.

Cíntia Souza
Da Reportagem Local

/* ]]> */