Início - Câmara é a 1ª Casa Legislativa do mundo a ter o domínio “leg.br”
Política e Economia

Câmara é a 1ª Casa Legislativa do mundo a ter o domínio “leg.br”

"Muito em breve não teremos que viajar de avião para dialogar com um deputado"

"Muito em breve não teremos que viajar de avião para dialogar com um deputado. Isso será feito on line, já que o Legislativo de Catanduva é a primeira câmara do país que entra na lista de videoconferências das assembléias legislativas”, disse o vereador Daniel Palmeira (PDT), na abertura do Encontro Interlegis, promovido ontem na cidade.
Outra novidade anunciada no evento é que a Câmara de Catanduva é a primeira casa legislativa do mundo a ter o domínio “leg.br” na internet. Dentro de um ano, o site www.camaracatanduva.sp.gov.br será trocado pelo www.catanduva.sp.leg.br, porém o novo endereço já está no ar. “Acessando os dois endereços a pessoa tem acesso ao site oficial do legislativo de Catanduva, oferecido gratuitamente pelo Interlegis”, disse o coordenador de Informática da Câmara de Catanduva, Luciano De Fázio.
Videoconferências
O projeto do Interlegis, do Senado Federal, conta com um programa, via internet, que oferece palestras através de videoconferências, atualmente usado entre as assembléias do Brasil. O objetivo é ampliar o número de participantes, abriando para as câmaras. “Catanduva, mais uma vez, sai na frente”, resume o Diretor da Secretaria Especial do Interlegis, Haroldo Feitosa Tajra, um dos palestrantes do evento de ontem.
O “mais uma vez” de Tajra é em função do pioneirismo da Câmara de Catanduva na implantação e utilização do SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), usado pela Casa de Leis há 10 anos. “O Encontro Interlegis comemora os 10 anos de SAPL em Catanduva”, falou o Diretor do Interlegis. “Esse evento tem como objetivo, também, integrar a comunidade legislativa e levar aos vereadores informações e orientações que auxiliem no desempenho das funções”, frisou.
O vereador Daniel Palmeira e o diretor Tajra fizeram parte da Mesa Diretora, que contou ainda com a presença do vice-prefeito de Catanduva, Roberto Cacciari (PMDB), do diretor da subsecretaria de Tecnologia da Informação do Interlegis, Ricardo Ramos, do vereador de Contagem (MG), Irineu Inácio da Silva, e do vereador da Câmara de Olinda (Pernambuco), Jonas Ribeiro (representante da UVP – União dos Vereadores de Pernambuco).
O encontro reuniu representantes de 14 cidades. “Tivemos representantes de cinco Estados brasileiros. Apesar das greves dos Correios e dos bancos, acreditamos no evento em Catanduva, que foi um sucesso”, falou o vereador Daniel Palmeira.
Desde 2001, o Legislativo catanduvense não só foi pioneiro, usando o sistema, como também vem participando do desenvolvimento desse produto. “O SAPL é uma ferramenta que torna muito mais eficiente e transparente o acompanhamento do processo de produção de leis. Tudo o que está tramitando na Casa está na internet, disponível aos interessados. Basta acessar o site da Câmara”, explicou Palmeira.
Muitas das funcionalidades do SAPL foram criadas por profissionais da Câmara de Catanduva e disseminadas pelo Interlegis para as demais câmaras. Devido a isso, a Câmara de Catanduva é usada como exemplo de um caso de sucesso em diversos encontros promovidos pelo Interlegis.
O Coordenador de Informática da Câmara de Catanduva, Luciano De Fázio, é um dos palestrantes mais requisitados para esses eventos. Ontem ele palestrou sobre sua experiência no processo de implantação do sistema, junto com o representante do Interlegis em Recife, Ricardo Ferraz.
O encontro também abordou o tema “Segurança Pública”, com palestra do consultor de Segurança do Senado Federal, Jayme Santiago, e “Transferência de recursos da União para os municípios”, com o consultor de Orçamento do Senado Federal, Luciano de Souza Gomes.
O presidente da Câmara de Sete Lagoas (MG), vereador Toninho Rogério, disse que o evento foi muito produtivo. “O Interlegis está sempre oferecendo novas ferramentas. Além de oferecer o SAPL, oferecem cursos de treinamento e qualificação. Isso auxilia, e muito, no trabalho dos vereadores, deputados e servidores das assembléias e câmaras”, falou ele à reportagem de O Regional.
O vereador de Sumaré/SP, Niraldo Siqueira, elogiou o evento. “Catanduva mostrou uma organização impecável. Foi muito importante acompanhar esse encontro. Que outras câmaras sigam esse belo exemplo dado pelo Legislativo catanduvense”, destacou.
O evento promovido no plenário da Câmara de Catanduva foi transmitido ao vivo pela internet, através da TV Câmara, a TV Web do Legislativo (www.camaracatanduva.sp.gov.br).