Polícia

GCM Aprimora Técnicas de Trabalho em Extensivo de Segurança

A GCM – Guarda Civil Municipal, órgão de segurança que está ligado à Prefeitura de Catanduva, aprimorou técnicas de trabalho em um curso extensivo. O treinamento teve como intuito a formação de seis novos guardas, incorporados ao pelotão via concurso público, e a reciclagem de parte da equipe em atuação.
Ao total, foram cinco meses de atividades, com média de 700 horas/aula, compostas por matérias definidas conforme preconiza a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
O comandante da GCM, Luiz Carlos Larocca, ressalta os esforços da administração para tornar capacitações como essa, cada vez mais comuns, almejando o amadurecimento da equipe para lidar com situações complexas.
“O treinamento, em boa medida, eficaz, reflete no rendimento dos guardas no exercício da sua função, como o grupo deve se comportar e agir”, diz.
Dentre as atividades exercidas, houve uma capacitação para manuseio de revólver, pistola e espingarda; controle de distúrbio civil, voltado à intervenção em casos de aglomeração; estágio nas ruas; abordagem veicular e pessoal. A cada módulo finalizado, os integrantes foram submetidos à avaliação.
A corporação conta, atualmente, com 80 GCMs. Os guardas destinam atenção especial à proteção de bens públicos, serviços e instalações municipais.

Detenção Recente
Como exemplo das atividades da GCM, ela conseguiu deter um homem, de 35 anos, por furtar um celular na Casa de Passagem. A equipe foi acionada pela vítima, que sentiu falta do aparelho, momentos depois do delito. O ocorrido aconteceu no final do mês passado.
De acordo com o boletim de ocorrência, os dois estavam no vestiário da residência, quando o suspeito aproveitou o momento de distração do dono do aparelho para praticar o furto e, rapidamente, deixou o local.
Em diligências pelas imediações, o suspeito foi localizado, conforme características apontadas pela vítima. Na abordagem, a guarda encontrou com ele o celular alvo da ocorrência.
O suspeito foi levado ao Plantão Policial, onde teve a prisão decretada em flagrante por furto e permaneceu à disposição da Justiça. O celular foi recuperado e devolvido à vítima.

Da Reportagem Local