Início - PENEIRA FINA 25/04/2021
Peneira Fina

PENEIRA FINA 25/04/2021

Prefeitura de Catanduva

REPAGINANDO A CIDADE
Quem passou na Rua Rio de Janeiro de fronte a Estação Cultura, puderam ver a nova faixa de pedestre totalmente colorida. A ideia deu início ao projeto “Arte no Trânsito, Entre Linhas e Cores”. A iniciativa inspirada em projeto de Madri chama atenção para o trânsito, visando mais segurança. Na ultima semana assistimos a equipe da STU- Secretaria de Transito e Urbanismo repintando faixas por toda cidade e uma curiosidade pairou: Quando é que o prefeito irá pintar o 7?

BAIRRO KM 7
Em contato com o secretário de turismo do município de Catanduva, Pr. Lucas Martins, este se atentou para uma demanda dos comerciantes da “tradicional porcada do Km 7” que, por sugestão do locutor Carlos Bertin (assíduo frequentador do local), o secretário irá visitar o bairro durante esta semana para estudar a construção do “portal de boas vindas” naquela localidade. De início serão dois portais, um chegando por Itajobi, e outro chegando de Catanduva pelo Jardim dos Coqueiros. A ideia de se fazer algo bonito assim, tem duas finalidades: A primeira é saudar os visitantes e, a segunda servirá para que as pessoas possam tirar fotos levando a recordação e o registro de que estiveram ali. “Por conta do momento de pandemia, o setor de turismo foi fortemente afetado, mas vamos começar com pequenas ações na expectativa de uma volta por cima, estamos preparando pequenas intervenções para que na volta do setor muita coisa já esteja pronta em vários pontos”, disse Martins.

REPENSAR A SAÚDE
Na sexta-feira (23) um paciente compareceu ao “Postão da Rua Pará”, onde foi devidamente atendido, mas houve a necessidade de transportá-lo até o Hospital Padre Albino onde deveria ser internado. Por se tratar de um cadeirante, e estar sozinho, houve a recusa da equipe da ambulância em levá-lo. Baseado neste imbróglio, levantamos a questão: Por sabe se lá, qualquer percalço da vida, houver a necessidade de ser deslocado por uma ambulância, sozinho, o serviço será negado? Quem é que quer estar sozinho em um momento de dor sem ter alguém para se apoiar? Se o fato acontece, que se abram exceções no protocolo e atenda os cidadãos da melhor forma e rápido! Temos socorristas, enfermeiros, médicos que somam um gasto milionário ao município e uma questão tão pequena para alguns, pode fazer a diferença na vida de em quem já tem o sofrimento de estar ali, um pouco de sensibilidade e humanidade dará “um plus” na saúde catanduvense
MAIS EMPREGOS EM CATANDUVA
Concluída fase de inscrições ao PED – Programa Emergencial de Desemprego. Ao longo do período, foram contabilizadas 2.2 mil inscrições, online e presencial. Agora, a Comissão de Avaliação deve iniciar a seleção dos candidatos as 250 vagas. Por meio da contratação, a Prefeitura espera avançar, ainda mais, nos serviços prestados. Já que, a maior parte da mão de obra será direcionada a reforçar os trabalhos nas diversas secretarias municipais. Com o trabalho sendo concluído não terá necessidade de ninguém recriar este projeto e querer aparecer na foto como se fosse “autor caronistada ideia”.

A RETOMADA DOS RESTAURANTES
Comerciantes dos setores de gastronomia, salões de beleza e cabeleireiros estão otimistas com a nova fase do Plano São Paulo denominada “transição” que iniciou ontem (24). Alguns tiveram que se reinventar para se manter em atividade, o que não foi nada fácil. “A expectativa para essa retomada é muito grande, os comerciantes estão muito confiantes agora, aos poucos, seguindo todas as regras do decreto seguindo os protocolos de higiene e segurança, as coisas vão se normalizando aos poucos. Nosso setor precisava muito desse ânimo para poder dar um fôlego a mais em na nossas vidas em geral. Estávamos muito desanimados bem preocupados mas agora estamos contentes com essa reabertura. Nesta semana estaremos atendendo durante o dia e a noite por delivery mas já fazendo readequações em nossa cozinha para atender tanto pessoalmente quanto o serviço de entregas” disse César Lima, proprietário do Bar do César.

A RETOMADA DOS SALÕES DE BELEZA
Não muito diferente da área gastronômica, o setor de salões de beleza e cabeleireiros também tiveram que se reinventar para poder conseguir se manter de pé; Para o Sr. Deco Cabeleireiro, o momento trouxe muito aperto econômico. O profissional atendeu alguns clientes em domicílio em horário pré-determinado com segurança e assim poder garantir o sustento de sua família e um filho na universidade que manteve com muita dificuldade.