Peneira Fina

PENEIRA FINA – 24/03/2020

Novas Medidas
Novas medidas foram implementadas pelo município para conter a possível transmissão do coronavírus em Catanduva. Até mesmo no reflexo econômico. Uma delas é o prazo estendido para vencimentos de tributos municipais – como o IPTU – de 30 dias. Outra decisão é referente ao trabalho dos servidores públicos.

Não tá fácil
Esta praticamente impossível segurar a “galera” dentro de casa. Não é difícil ver pelas ruas da cidade, mesmo que a quarentena efetivamente começando hoje, a quantidade de pessoas indo a supermercados e outros estabelecimentos parece fora da realidade. Vamos nos cuidar, pessoal!

Horários especiais
Algumas redes de supermercados em Catanduva definiram horários especiais para que idosos possam ser atendidos preferencialmente e, desta forma, reduzir as chances de uma aglomeração de pessoas e maior risco para esse público que é o mais atingido pelo coronavirus de forma grave.

Filas
Estabelecimentos também adotaram medidas para que seja mantido um distanciamento entre clientes na hora das compras. Medida que deve ser seguida pelos demais pontos comerciais, principalmente supermercados.

No trânsito
A Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (STU), tendo em vista a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 185, publicada no dia 19 de março de 2020, que dispõe sobre a ampliação e a interrupção dos prazos de processos e de procedimentos afetos aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, adotou as seguintes ações: Serão prorrogados os prazos máximos para Indicação de Condutor Infrator e Recurso de Defesa da Autuação de todas as notificações já emitidas; Serão prorrogados os prazos para Indicação de Condutor Infrator e Recurso de Defesa da Autuação das novas Notificações de Autuação;

Além disso
Também serão prorrogados, os prazos máximos para pagamento com desconto e Recurso em 1ª Instância das Notificações de Penalidade já emitidas cujos prazos se encerraram a partir do dia 13de março, considerando inclusive o fechamento temporário de alguns dos correspondentes bancários; Em data oportuna, os prazos estabelecidos poderão ser reavaliados e alterados. Os prazos foram definidos, por enquanto, para o dia 15 de maio.

Contatos
A STU mantém os atendimentos pelos telefones (17) 3531-9173 / 3531-9104 / 3531-9194 e pelo e-mail stu@catanduva.sp.gov.br, além de disponibilizar no site da Prefeitura o módulo Consulta Cidadão [https://catanduva.consultacidadao.com.br], com vários serviços online.

Exemplo
A prefeita Maria Ines de Pindorama tem dado o exemplo na prevenção ao coronavirus e pelas redes sociais, fez um chamado aos moradores denunciarem estabelecimentos que descumpram as medidas adotadas pelo município. Em post realizado afirmou que vai cassar imediatamente o alvará de quem descumprir a determinação.

Marta
Enquanto isso, Marta está praticamente incomunicável para a imprensa nos últimos dias. Diferentemente de outras prefeituras do Estado, que tem realizado todos os dias uma coletiva a imprensa, por aqui, o trabalho segue apenas com os releases encaminhados pela assessoria de comunicação.

Casos
O novo boletim sobre o coronavírus, publicado ontem à tarde, mostra que a cidade tem 17 casos suspeitos do novo vírus e outros três descartados, dentre eles, a de uma mulher que morreu na sexta-feira. Os exames analisados pelo Instituto Adolfo Lutz deram negativo para o covid-19.

Não deu pro cheiro
E nessa preocupação com o coronavírus, apesar da vacina não combater a doença, as doses para campanha contra a gripe não tem nem para o começo. Esgotou-se no primeiro dia de campanha e o público alvo ainda não foi vacinado totalmente. Na verdade, apenas 29% das doses que deveriam ser aplicadas no município foram enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado. Resta agora, o município aguardar novas doses para dar sequencia na campanha.

Portanto
Atenção idosos. Sem a vacina não adianta ir a unidade de saúde. Aguarde novas divulgações para se imunizar contra gripe, evite sair de casa sem necessidade, no momento.

Remota
O Sistema de Deliberação Remota, aplicativo de votação a distância do Senado, entrará em operação na sessão deliberativa desta terça-feira (24). Os senadores votarão a medida provisória que inclui empresas optantes do Simples em um programa de acertos de dívidas com a União (MP 899/2019 ). Desta vez, os votos serão feitos por meio do aplicativo, que conta com dispositivos de segurança e deve permitir agilidade na votação. Os últimos testes do sistema foram feitos nesta segunda-feira (23).

Virtual
O Plenário do Senado se reúne nesta terça-feira (24) para fazer sua segunda votação virtual (via internet) da história. A proposta a ser analisada é a Medida Provisória 899/2019 , que permite que a União renegocie dívidas com devedores. A sessão está marcada para começar às 16h.

Da Redação

%d blogueiros gostam disto: