Início - PENEIRA FINA 21/05/2021
Peneira Fina

PENEIRA FINA 21/05/2021

Divulgação

RECUERDOS
A Câmara Municipal de Catanduva está com uma iniciativa muito legal, de grande valor para a história do audiovisual do município. Trata-se do resgate de entrevistas realizadas pela equipe, do conhecido quadro “Acervo Catanduva”. A maioria delas traz na condução o saudoso apresentador e ex-colunista do jornal O Regional, José Ricardo Magatti. As personalidades que contam suas histórias pessoais e profissionais são diversas, como o também falecido jogador de futebol Moacir Bernardes Brida, o famoso Brecha. Para se ter uma ideia do que tem nesse baú, essa entrevista com o Brecha é de 2008, ou seja, de 13 anos atrás. Têm também outros nomes, como Sérgio Luiz Paiva Bolinelli, Antônio Cândido Baptista, Luís Pereira, Orinaldo Higino Rossi (Banca do Rossi) e Nelson Lopes Martins. O “Acervo Catanduva” pode ser conferido no canal do YouTube da Câmara Municipal de Catanduva.

ATENÇÃO À CHAMADA
A vacinação contra a covid começa a tomar fôlego em Catanduva, pelo menos para os grupos com comorbidades. A partir de hoje (21), passam a ser chamadas pessoas com deficiência permanente (BPC) e pessoas com comorbidades.Nessa etapa, será atendida a faixa etária entre 40 e 44 anos, para o recebimento da primeira dose. Com isso, esse público consegue a antecipação de uma semana, dentro da previsão inicial, que seria a partir do dia 28 de maio. Os locais de imunização são: Secretaria Municipal de Saúde, Centro Dia do Idoso (CDI), CRAS Bom Pastor e drive-thru do aeroporto.

FALECIMENTO
Catanduva perdeu um de seus ex-vereadores, o petista José Henrique Montagner. Ele faleceu devido a complicações no quadro de Covid-19. Montagner teve uma forte atuação na vida pública, primeiramente no Fundo Social, na primeira gestão de Félix Sahão e, posteriormente, como vereador, sendo, até hoje, o mais votado da história do PT no município. Nas redes sociais, a notícia da sua morte causou comoção, com postagens em forma de homenagem ao ex-político, inclusive uma nota de pesar publicada pelo partido.

ALDIR BLANC
O auxílio emergencial oferecido aos artistas no ano passado, através da Lei Aldir Blanc, volta à pauta. Na próxima segunda-feira (24), acontece um seminário técnico com gestores culturais municipais para tratar sobre o assunto, uma iniciativa liderada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O PLP 73/2021 e o PL 1.518/2021 pretendem garantir aos Municípios novos recursos para a área da cultura, enquanto o PL 9.474/2018 se propõe a regulamentar o Sistema Nacional de Cultura (SNC).

EXPECTATIVA ARTÍSTICA
O evento sobre a Lei Aldir Blanc será uma videoconferência, a fim de criar contribuições técnicas que subsidiem o aperfeiçoamento desses projetos de lei, considerando os aprendizados referentes à implementação nos municípios. A expectativa da classe artística para com o reestabelecimento do benefício é alta, já que a categoria foi uma das primeiras a parar suas atividades e provavelmente será uma das últimas a retomar. A programação da CNM é extensa, com abordagens temáticas, se estendendo das 09 às 18 horas.
VAGAS REMANESCENTES
Quem busca capacitação profissional gratuita, tem agora uma segunda chance. O SENAI Catanduva está com inscrições abertas, para vagas remanescentes, do curso gratuito de Eletricista Automotivo. Os interessados em se inscrever precisam preencher alguns pré-requisitos, como a conclusão da 6ª série ou 7º ano do Ensino Fundamental, além da idade mínima de 16 anos. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 08 às 12 horas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (17) 3524-1398.

COMA
O XXX COMA – Congresso Médico Acadêmico da UNIFIPA Catanduva lançou ontem (20) a abertura das inscrições, com divulgação de edital.
O evento será online, desenvolvido pelo Centro Acadêmico ‘Emílio Ribas’, através do curso de Medicina da instituição. Na oportunidade, será realizada a 24ª edição do ‘Prêmio Jesus Carlos Machado’, concedido ao melhor trabalho científico apresentado. A publicação dos resumos dos trabalhos aprovados deve acontecer em edição especial da revista do curso “Ciência, Pesquisa e Consciência”. Além disso, o primeiro colocado ganhará um otoscópio Omni Spirit e o segundo colocado um oxímetro profissional. As inscrições e submissões dos resumos acontecem até 31 de maio, tanto para estudantes da área de saúde da UNIFIPA, como de outras Instituições de Ensino Superior (IES).

PATRONO DA PREMIAÇÃO
A premiação dos melhores trabalhos científicos apresentados no COMA presta homenagem a um ilustre profissional da área, que faleceu em 1996.
O XXIV Prêmio Jesus Carlos Machado reverencia o médico, nascido em Catanduva, fundador da Sociedade Brasileira de Patologia que, além de outras titularidades, foi professor de Anatomia Patológica e Patologia Geral da Faculdade de Medicina de Catanduva e vice-presidente do International College of Science and Technology, com sede em Paris.