Peneira Fina

PENEIRA FINA – 17/09/2019

Turismo

Catanduva está inserida na região turística Caminho de São Domingos e já consta no Mapa do Turismo Brasileiro. Além da Cidade Feitiço, conseguiram a documentação as cidades de Santa Adélia e Uchoa. Agora, com nova região, o que é preciso é trabalhar. Ações para alavancar o turismo regional de fato. Fazer com que não seja somente um nome bonitinho para a região, mas sim, que haja o interesse de pessoas, de outras cidades, estados, visitarem os municípios, assim como acontece em Termas de Ibirá, Olímpia. Só estar num mapa ainda é pouco. Fomentar o turismo é a questão.

De mansinho

De mansinho, o ex-vice prefeito de Catanduva, Roberto Cacciari vem articulando sua possível candidatura para o cargo de prefeito. Reuniões estão sendo realizadas e há até mesmo discussão de partidos para que isso ocorra.

 

Falando nele

Roberto Cacciari é citado como convidado especial em evento que será realizado pelo Movimento Renasce Catanduva. O deputado federal Marcos Pereira, presidente Nacional do Partido Republicanos, estará na cidade para divulgar emenda de R$ 1.050.000,00, destinada a prefeitura de Catanduva. A reunião será no dia 20, às 8h45, no Sincomércio.

 

Sessão

A Câmara de Catanduva realiza sessão ordinária nesta terça-feira e, na pauta, estarão oito projetos para serem discutidos. Dentre eles, o que trata sobre o turismo de Catanduva e a criação de seu plano.

 

Além disso

A sessão também contará com a presença do Pastor Ton Vinhote, para explanar sobre o Clube de Desbravadores e de Beatriz Trigo, Gerenciadora Municipal de Turismo, para prestar informações sobre o P.L. nº 027/2019.

 

campanha

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, lançam, nesta terça-feira (17/09), às 11h, campanha de valorização da vida e de combate à depressão. O evento será transmitido, ao vivo, pelas redes sociais do Ministério da Saúde.

 

Indicação

O vereador Cidimar Porto, elaborou uma indicação endereçada à Prefeita Municipal, Marta Maria do Espírito Santo Lopes, solicitando que junto ao setor competente, tomem providências para que troquem a lona do toldo do ponto de ônibus do Mercado Municipal. De acordo com o parlamentar, devido à ação do tempo, a lona já está em situação precária e toda danificada.  “Reconheço a dificuldade financeira que passa a Prefeitura, porém a lona do ponto de ônibus do Mercado Municipal, devido à ação do tempo está toda danificada. Podemos notar, a necessidade de fazer a troca, pois inúmeros munícipes passam pelo local e quando aguardam o ônibus, dependendo das condições climáticas correm o risco de tomarem chuva”.

 

Ah, para não morrer o assunto

A prefeita Marta Maria do Espírito Santo Lopes até mandou limpar a área doada para a construção do novo Fórum de Catanduva. Mas considerando que ainda está em fase de liberação de projetos, quando a obra for realmente iniciada, o mato estará maior do que antes.

 

Vinholi pai

Saiu um zum, zum, zum por ai que o vereador André Beck estaria estreitando os laços com o PSDB para uma possível candidatura a prefeito. Mas o que inicialmente parece, é que de Geraldo Vinholi não tem a mesma opinião, não. Vinholi esteve em Catanduva neste final de semana e, ao que deixou no ar, disse que tentará emplacar a candidatura por aqui. O ex-prefeito tem alguns processos na justiça e, não é 100% de certeza que consiga o registro, mas aparentemente, voltar para Cidade Feitiço e concorrer seria uma opção dele, inicialmente.

 

E Julinho?

E por onde anda Julinho Ramos, quando falamos em política? O ex-vereador também era um dos cotados para disputar, mais uma vez, a prefeitura de Catanduva no ano que vem. Talvez 2020 seja um ano com mais candidatos disponíveis para os eleitores avaliarem. Será?

 

Inscrições

Rio Preto irá receber, durante o mês de outubro, o SP Gastronomia, evento que já está sendo chamado de “maior programa gastronômico do País”. O evento terá sua primeira edição durante todo o mês de outubro, com mais de 200 atividades nas 16 macrorregiões do Estado de São Paulo.  Os interessados que quiserem participar devem fazer as inscrições diretamente no site www.feitoemsp.com.br até o próximo dia 26 de setembro.  Além de Rio Preto, podem participar estabelecimentos (restaurantes, bares, padarias, produtores e fabricantes) das cidades que compõe a macrorregião. A relação delas está disponível no site do concurso. Catanduva está inserida e estabelecimentos daqui podem participar!

 

Audiência

A Prefeitura de Catanduva realizará na próxima quinta-feira, dia 19, a Audiência Pública para discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício 2020. A etapa atende ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal – LC nº 101/2000. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Finanças, o convite ao evento é direcionado, em especial, às organizações sociais e representantes da sociedade civil, vereadores, servidores públicos e a população em geral. A audiência será realizada no auditório da Prefeitura, a partir das 18 horas, com entrada livre para todos os interessados. Além desse evento, a comunidade pôde participar ativamente da elaboração da LOA com envio de sugestões por e-mail.

 

No Senado

É comum, durante a vida escolar, que alunos enfrentem dificuldades de aprendizagem. No entanto, para aqueles que possuem dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou qualquer outra perturbação que dificulte a captação do conhecimento, a trajetória educacional exige uma maior atenção. Nesse sentido, tramita no Senado Federal o projeto de lei 3.517/2019, que dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com transtorno de aprendizagem. O projeto foi aprovado na terça-feira (10) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e segue para as Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Educação, Cultura e Esporte (CE), que tomará a decisão final sobre a pauta. De acordo com o texto, os percalços podem ser superados com o acompanhamento de tutores e programas de educação especializados, que orientarão o aluno com dificuldades a alcançar o sucesso.