Peneira Fina

PENEIRA FINA – 16/05/2019

O assunto do dia
O assunto da última quarta-feira foi a manifestação feita por alunos, professores e representantes de sindicatos, sobre os possíveis cortes na educação. O assunto foi nacional, com protestos em vários cantos do país e em Catanduva não foi diferente. Os alunos do Instituto Federal foram às ruas protestar. Além da manifestação da educação, entidades também estavam em protesto contra a reforma da previdência.

Marcaram presença
Políticos de Catanduva estiveram presentes na manifestação. Entre eles estavam Amarildo Davoli e também o vereador Enfermeiro Ari que usou as redes sociais para falar sobre a participação dele na manifestação. “Acredito que a grande saída para os problemas que o nosso país enfrenta é a Educação, e sou totalmente contrário a qualquer corte nessa área. Hoje estive na praça da matriz para manifestar minha posição. Todos unidos pela Educação”, informou Ari.

Beth também esteve
Em São Paulo, quem participou do manifesto, inclusive em baixo de chuva foi a deputada estadual Beth Sahão que publicou um vídeo nas redes sociais. “Manifestação fantástica a favor da educação pública, do ensino básico às universidades. Mais de 200 mil pessoas na paulista finalizando a manifestação e caminhando para a Assembleia Legislativa. A gente como deputada tem responsabilidade na defesa de ensino público, de qualidade e gratuito”, comentou.

Sem carência
Projeto de Lei do Senado foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais ontem (15) e pode beneficiar inclusive moradores de Catanduva. O motivo é que os casos de urgência e emergência de beneficiários de planos de saúde poderão ficar fora dos prazos de carência. A iniciativa é da senadora Rose de Freitas (Pode) e também traz a redução para 120 dias no período de carência em internações hospitalares. Caso não haja nenhum recurso da decisão da CAS, o projeto seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados.

Reforma
O prefeito Afonso Macchione Neto usou as redes sociais para falar sobre a reforma de imóvel que vai abrigar as atividades do novo Cras no bairro Nosso Teto. Na publicação, o prefeito diz que a reforça está avançando. “Finalizadas as adequações e a pintura das dependências, temos uma visão de como ficou bem estruturado o espaço. Agora, o trabalho está concentrado do lado externo do prédio. Em breve, teremos um novo equipamento para atender a população na área social”, disse.

Substituição de ramais
A Saec informou ontem que está substituindo ramais de água e esgoto na rua Corbélia, no bairro Jardim Gavioli. “O trecho, entre as ruas João Chimello e Lourenço Betti, tem tubulação antiga e obsoleta, apresentando vazamentos e exigindo manutenção constante. Depois de concluída essa etapa, a Prefeitura fará o recape no local”, consta na página da prefeitura.

Mutirão
Boa notícia para quem precisa passar por cirurgia de catarata. O procedimento ficou mais fácil e uma nova fase do mutirão teve início. Para se ter uma ideia, serão realizadas 250 cirurgias ao longo deste mês de acordo com a estimativa. Foram firmados inclusive contratos com prestadores de serviços oftalmológicos que atendem pelo SUS.

Morte
A nossa vizinha, São José do Rio Preto confirmou ontem a primeira morte por H1N1 (influenza) deste ano. A vítima tinha idade entre os 20 e 59 anos era uma mulher e apresentava problemas respiratórios. Até então o caso era tratado como suspeito e outras duas mortes continuam em investigação.

43%
No último balanço, divulgado na semana passada, constava que a cobertura vacinal contra influenza chegou a 43%. Do início da campanha até a data, foram 18.709 doses aplicadas. A campanha segue até o final do mês e a menor procura está entre os profissionais da saúde, ironia do destino, já que eles lidam com esse assunto diariamente.

Da Redação