Peneira Fina

PENEIRA FINA – 16/02/2020

Começa amanhã
O Centro de Hidratação para a dengue começa a operar em Catanduva amanhã. Os atendimentos exclusivos para os pacientes com o sintoma da doença tem início às 07 e vai até as 19 horas. Na semana passada, apesar do governo ter cedido à pressão popular, manifestantes buscavam o atendimento 24 horas. Veremos nos próximos dias como será a movimentação desse novo equipamento e como a Unidade de Pronto Atendimento também irá se comportar a partir da abertura no hospital da Dengue. Somente em operação, dará para ter uma ideia, se a colocação do hospital em 12 horas irá trazer resultados.

Mais uma suspeita
Informações, ainda não confirmadas pela administração, dão conta de que mais uma pessoa teria morrido com suspeita de dengue em Catanduva. Talvez, nesta segunda-feira, a Secretaria de Saúde divulgue algo a respeito. Pelas redes sociais, parentes da vítima falam sobre a dengue.

Vídeo
O prefeito Afonso Macchione Neto mudou um pouco o costume de apenas postar textos e fotos nas redes sociais e aderiu aos vídeos. Neste sábado gravou falando sobre as ações da semana sobre limpeza de mato em avenidas e a abertura do Hospital da dengue no antigo Postão.

Não estou com dengue
O vídeo serviu também para o prefeito “aparecer” e mostrar que não estaria com dengue, como boatos foram lançados na última sexta-feira. Se o prefeito tiver com a doença, pelo menos no vídeo não demonstrou possíveis sintomas.

“Número de habitantes de Catanduva que reclamam da dengue, reclamam do mato e so reclamam em redes sociais, na hora de ir na rua, são omissos. Se não tiver meia dúzia para carregar o piano e sair a rua, seria muito pior as coisas. O brasileiro é cachorro que late mas não morde”

Jose Vendramini, presidente do Sindicato da Saúde.

Professores
Por meio de dois Processos Seletivo, a Escola Técnica Estadual Professora Marines Teodoro de Freitas Almeida (Etec), de Novo Horizonte, divulga vagas para Professores de Ensino Médio e Técnico. Para participar, é necessário que os candidatos tenham Licenciatura nas áreas exigidas em cada cargo. A remuneração mensal ofertada se dará de acordo com a quantidade de horas-aula ministradas, estas que não podem ultrapassar o limite de 200 horas. Cada uma equivale a R$ 18,35, mais acréscimo de hora-atividade.

Vetos
A sessão da Câmara de terça-feira terá a discussão e votação de quatro vetos do Executivo. Dois sobre emendas parlamentares elaboradas para a Lei Orçamentária e dois a projetos elaborados por vereadores. Um deles até nem tem mais sentido, já que tratava sobre a ampliação do número de parcelas com desconto para o Refis de 2019.

Uma boa notícia
Publicado pela imprensa nacional, uma boa notícia, pode ajudar no futuro os prefeitos de todo o país a lidar principalmente com água da chuva para escoar. Pesquisador da USP criou um asfalto que absorve a água da chuva. O asfalto absorvente é feito com pedras maiores, para que haja vazios entre elas. O projeto prevê até 25% de espaço para a água infiltrar. Claro que a novidade é ainda mais cara que a convencional, mas quem sabe para o futuro não seja uma maneira de pelo menos reduzir pontos de alagamentos em Catanduva.

Nota de leitor
“O Governo brasileiro pode e deve rever sua política em relação às florestas plantadas. Esse é o único setor que cresceu, impulsionou a balança comercial, gerou mais de meio milhão de empregos diretos, teve recordes em arrecadação de impostos, contribuiu para a fixação de carbono, conservação das matas nativas, proteção contra incêndios entre numerosos benefícios nos últimos anos. Alguns estados exigem licenciamento ambiental para o setor nos mesmo moldes de uma mineradora, como de alto índice poluidor, o que não condiz com a realidade, gerando custos e burocracias desnecessárias. Por outro lado, existem linhas de crédito milionárias para os setores agrícolas e, apesar do setor já pertencer ao ministério da agricultura e pecuária e demandar longo prazo para o retorno do investimento, não dispõe de linha de crédito. Governo federal e os governos estaduais precisam retribuir todo apoio que recebem do setor de florestas plantadas, principalmente a arrecadação gigante de impostos e agilizar essas fáceis e coerentes reivindicações que só beneficiam o Brasil”. Essa é a opinião de Daniel Marques, historiador.

Posicionamento
A Confederação Nacional do Transporte – CNT mantém a posição a respeito da necessidade de julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade – ADIs de números 5.956, 5.959 e 5.964, que tratam da constitucionalidade da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas – Tabela de Frete. “Os processos se encontram maduros e deveriam ser julgados na próxima semana (19 de fevereiro), mas foram adiados para que ocorra uma tentativa de conciliação no dia 10 de março. Não conseguimos entender a posição do governo federal, que, por meio da Advocacia-Geral da União – AGU, peticionou pedido de adiamento do julgamento para uma audiência de conciliação. “

Lupa
O Projeto de Lei 6457/19 obriga farmácias, empórios, perfumarias e lojas de departamento, entre outros estabelecimentos, a disponibilizar gratuitamente para os clientes lupas de aumento para leitura de informações sobre os produtos vendidos. A proposta, da deputada Edna Henrique (PSDB-PB), tramita na Câmara dos Deputados.

Da Redação

%d blogueiros gostam disto: