Peneira Fina

PENEIRA FINA – 14/04/2019

Assine

Positivos
Em entrevista ao O Regional, o prefeito Afonso Macchione destacou os pontos positivos da Catanduva nesses 101 anos. “Catanduva está entre as 50, 70 melhores cidades temo ótima infraestrutura, no saneamento, nossas ruas são basicamente todas pavimentadas, conseguimos avançar muito tanto na atenção básica da saúde quanto no atendimento escolar. Esperamos agora com a inauguração dessas creches escolas quase zerar a demanda infantil se conseguirmos zerar nos estamos em uma posição ímpar no nosso país, porque a demanda em nenhuma cidade é atendida 100% e nós vamos estar muito próximos ao zero salto de qualidade fantástica”, disse.

Estrutura maravilhosa
Ele ainda complementou dizendo que Catanduva é uma cidade que tem uma estrutura maravilhosa. O índice de mortalidade infantil em Catanduva é considerado baixo e a perspectiva de vida é boa. “A área universitária, tecnológica, temos escolas de ponta. O Imes é uma escola buscando a cada dia melhorias. Temos a Fundação Padre Albino com cursos maravilhosos, temos a Fatec que tem um dos cursos que ficou entre as cinco melhores escolas do estado. Temos o Instituto Federal com faculdade de mecatrônica. Estamos concluindo obras do Senai. O Sesi é uma escola ímpar”, complementou.

Problemas
Já com relação aos problemas, Macchione citou o sistema viário de Catanduva. “Nosso pavimento é bastante desgastado e de aspecto feio, não flui legal. Estamos nos empenhando para na medida do possível ir solucionando essa situação. Agora as perspectivas não são lá tão otimistas em mudar esse quadro financeiro que o país vive, o quadro administrativo em que grande parte dos recursos auferidos nos municípios acabam indo para a união”, complementou.

Cobra
A população cobra as melhorias na cidade e com razão, já que os impostos são pagos e quem não quer morar em um lugar onde tudo funciona? Mas com os efeitos da crise e o destino de verba extra para serviços, o jeito vai ser esperar que a situação do país melhore e destine mais recursos para os países.

Desfile
O aniversário de Catanduva será comemorado com Desfile Cívico Militar neste domingo (14). No total, são mais de mil participantes dessa atração para todos os catanduvenses. Para o evento a avenida Theodoro Rosa Filho foi preparada. O desfile começa a partir das 9 horas. Serão escolas, policiais, fanfarra e participação da Banda do Barão entre outras bandas de Catanduva.

Interdição
Com a programação do 14 de Abril, a Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (STU) interditou a avenida Theodoro Rosa Filho, entre as ruas Nhandeara e avenida Pastor Dutra das 7 horas até as 13 horas.

Sem água
Amanhã, moradores do bairro Jardim São Domingos poderão sofrer com a falta d’ água. A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec) disse que o serviço será realizado das 11h30 às 17h30. Na ocasião, a Unidade de Reservação (UR-8) que abastece o bairro ficará sem energia devido à manutenção na rede elétrica, executada pela Energisa. “A Superintendência solicita aos moradores que economizem água durante o período de realização das melhorias na rede elétrica para que não sofram com interrupções no abastecimento”, informou.

Convite
A deputada estadual Beth Sahão usou as redes sociais para falar sobre a polêmica da Reforma da Previdência e fazer um convite. “No dia 25, faremos um ato contra a Reforma da Previdência e o lançamento da Frente Parlamentar Em Defesa das Aposentadorias. Estão todas convidadas e convidados”. O ato será no auditório da Alesp.

Nota 10
Moradores procuraram a nossa reportagem para elogiar o atendimento tanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) quanto do Hospital Padre Albino para os pacientes do SUS. Além da atenção dos profissionais, o atendimento, de acordo com eles foi rápido. As instalações também foram outro destaque. Fica o registro.

Conferência
A Conferência Nacional de Saúde começou ontem as 7h30. O evento teve como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” e nas redes sociais o prefeito comentou que foi conferir de perto o encontro. Além dos trabalhadores, gestores do SUS e prestadores do SUS a atividade é aberta aos usuários também.

Falando em saúde
Ainda falando sobre saúde. Até sexta-feira devem ser vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos, além das gestantes e as mulheres que deram à luz há pouco tempo. A atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A partir da semana seguinte as doses tem como destino outro público alvo.

Da Redação