Peneira Fina

PENEIRA FINA – 14/03/2019

Assine

Tragédia
O Brasil parou para acompanhar a tragédia, a brutalidade do crime registrado em uma escola de Suzano. Cinco estudantes e uma funcionária da instituição morreram. Os dois acusados pelo massacre se suicidaram em seguida. Pior que a sensação de insegurança causada é ver compartilhadas imagens desse fatídico dia, dentro da escola, das vítimas caídas ao chão. As pessoas precisam entender o sofrimento das famílias. Perder um filho, que você levou para escola, achando que estaria seguro, um local que era para ser confiável, é inexplicável. Ver possivelmente circulando pelas redes sociais imagens disso é cruel e doloroso. O nosso espanto de ver o que aconteceu não é nada se comparado com o choque, a tristeza, o sofrimento dos pais desses jovens ou dos filhos e parentes da trabalhadora que estava em seu horário de expediente. Não há como ter conforto nessa situação. Só pedimos mais paz, mais amor ao próximo, mais segurança e que essa situação não ocorra mais no Brasil e mais responsabilidade na hora de compartilhar esse tipo de publicação.

Comissão
Foi iniciado o prazo para que a Comissão processante – liderada por Cidimar Porto – inicie os procedimentos e notifique o prefeito Afonso Macchione Neto  a apresentar defesa e indicar testemunhas para a sequencia no processo.
Instabilidade
Boa parte da tarde de ontem várias redes sociais e aplicativos de conversação tiveram instabilidade. Os políticos de Catanduva nem mesmo fizeram publicações atuais durante todo o dia.
Obras
A prefeitura divulgou a retomada das obras na ponte do córrego das borboletas e as ações que são realizadas no bairro Santa Paula e toda a região. Conforme informamos no final de fevereiro. Fotos também foram publicadas sobre o trabalho.
Abandono
Munícipes de Catanduva reclamaram sobre a situação que está o prédio que antes funcionada a base da Polícia Militar no Solo Sagrado. Portas arrombadas, portões e janelas danificados. Lixo espalhado nas garagens. E um prédio que poderia ser usado para boas finalidades parado, mantido como ponto de usuários de drogas e abrigo para moradores de rua.

O que será feito
Com a palavra a prefeitura para saber o que será feito no local. A praça soldado PM Benedito Pereira, que mantinha uma base da Polícia Militar, foi construída na gestão de Felix Sahão Júnior. O local passou também por reformas e, não houve divulgação sobre a desativação da base da polícia. Resta saber o que a prefeitura planeja para aquela área a partir de agora.

Luto
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de São Paulo declarou luto oficial de três dias devido às mortes ocorridas ontem (13/3), na Escola Estadual Professor Raul Brazil, em Suzano, cidade da região metropolitana de São Paulo.

IPVA
Os deputados estaduais da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) mostraram-se favoráveis a projeto que isenta os doadores de medula óssea do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A reunião foi realizada na quarta-feira (13/3), no plenário Tiradentes. De acordo com o autor do Projeto de Lei (PL) 566/2018, deputado Fernando Cury (PPS), esse benefício pode estimular a doação. “Além disso, é uma forma de valorizar as pessoas que são doadoras de medula óssea. Julgo que essa ação será muito importante e fiquei satisfeito com essa aprovação na comissão”, afirmou.

Documento
Os membros do Comitê Gestor da Identificação Civil Nacional (ICN), constituído por integrantes dos três Poderes, estiveram reunidos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O encontro ocorreu um dia após a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, tratar da emissão da Identidade Digital em agenda com os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Floriano Peixoto. A reunião do Comitê Gestor serviu para dar início ao diálogo com o Executivo para que sejam identificadas todas as medidas necessárias, incluindo recursos financeiros, a fim de que o projeto possa ser executado pelo TSE. A gestão do trabalho pelo Tribunal está prevista pela Lei nº 13.444/2017, que criou o Documento Nacional de Identidade (DNI), e ampliou o alcance de atuação da Justiça Eleitoral.

Convocação
O Departamento de Recursos Humanos da prefeitura convocou os docentes para prestação de serviços eventuais, para o ano letivo de 2019, a comparecer no Departamento de Recursos Humanos (2º Andar) da prefeitura hoje, Dia 14 de março de 2019, das 08h as 10h30 e das 13h as 16H. A lista de convocados foi publicada no Diário Oficial do Municipio na edição de ontem. Foram chamados berçaristas, recrecionistas, professor I e II.

Da Redação