Peneira Fina

PENEIRA FINA – 12/09/2019

Reciclado

Reportagem de O Regional de hoje mostra a quantidade de materiais reciclados que são coletados em Catanduva. Não é tema político, mas deveria ser. Vemos que a quantidade dos produtos que podem ser reutilizados corresponde a apenas 1,5% de todo o lixo produzido. E não deveria ser assim. Uma dica é fazer um maior trabalho de conscientização dos moradores para a separação correta dos materiais reciclados. Talvez atividades de porta em porta, ou novas divulgações a respeito. Além de maior divulgação também nos dias em que o caminhão da coleta passa nas ruas da cidade. Quem sabe ampliamos o número de materiais, ajudamos mais pessoas e o meio ambiente.

Sinalização

A prefeitura de Catanduva abriu licitação para o fornecimento de sinalização horizontal e vertical no município. A entrega e abertura das propostas serão no dia 25 de setembro, às 09 horas, no setor de licitação da prefeitura.

 

Despacho

Foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado a declaração de dispensa de outorga para os serviços de desassoreamento dos córregos Jacu, Retirinho, do Rio São Domingos e Córrego Fundo.

 

Denuncia

A corrida para eleição do conselho  tutelar está a todo vapor e, nesta semana, surgiram denúncias de que a estrutura da Câmara de Catanduva estaria sendo usada para ajudar na campanha de parentes de vereadores que são candidatos a uma das vagas do conselho. Comentários se espalharam pelas redes sociais. A denúncia informaria que computadores, internet, assessores parlamentares estariam fazendo a divulgação dos candidatos. Neste ano temos três candidatos relacionados a vereadores da cidade.

 

Promotoria

Também por meio das redes sociais, o promotor da Infância e Juventude de Catanduva, Antonio Bandeira Neto se manifestou. Ele está de férias e viajando, mas afirmou que quando retornar irá verificar a denúncia realizada.

 

Não é justo

Não estamos aqui para dizer que a denuncia é verdadeira, mas se ela for, que os assessores, vereadores tenham o bom senso de parar com o uso da máquina pública para campanha eleitoral de seus filhos, esposa e até mesmo amigo. Não é justo com os demais candidatos e não é justo com a população que paga pelos serviços prestados pela Câmara e que decide quem a representa dentro do Legislativo.

 

Importantíssimo

Muitos não dão o valor merecido ao cargo de conselheiro tutelar. Mas ele é extremamente importante. É o conselheiro que verifica praticamente todas as ações relacionadas a crianças e adolescentes do município. Recebem denuncias de maus tratos, de abandono, de evasão escolar e sem hora para atendimento. Tem de estar preparado para enfrentar pais nervosos, crianças com problemas, adolescentes traumatizados. Enfim, uma gama infinita de dificuldades que exigem preparação. Vamos pensar nisso quando votarmos nos conselheiros.

 

Greve

Os Correios encaminharam nota sobre a paralisação dos trabalhadores. “A paralisação parcial dos empregados dos Correios, iniciada nesta terça-feira (10) pelas representações sindicais da categoria, não afeta os serviços de atendimento da estatal. A empresa já colocou em prática seu Plano de Continuidade de Negócios para minimizar os impactos à população. Medidas como o deslocamento de empregados administrativos para auxiliar na operação, remanejamento de veículos e a realização de mutirões estão sendo adotadas. Levantamento parcial realizado na manhã desta quarta-feira (11) mostra que 82% do efetivo total dos Correios no Brasil está trabalhando regularmente.  No interior de São Paulo, 81% dos empregados estão trabalhando normalmente”, afirma em nota.

 

Plano

Conforme amplamente divulgado, os Correios estão executando um plano de saneamento financeiro para garantir sua competitividade e sustentabilidade. Desde o início de julho, a empresa participa de reuniões com os representantes dos empregados, nas quais foram apresentadas a real situação econômica da estatal e propostas para o acordo dentro das condições possíveis, considerando o prejuízo acumulado, atualmente na ordem de R$ 3 bilhões. As federações, no entanto, expuseram propostas que superam até mesmo o faturamento anual da empresa. Vale ressaltar que, neste momento, um movimento dessa natureza agrava ainda mais a combalida situação econômica da estatal. Por essa razão, os Correios contam com a compreensão e responsabilidade de todos os seus empregados, que precisam se engajar na missão de recuperar a sustentabilidade da empresa e os índices de eficiência dos serviços prestados à população brasileira.

 

Comissão

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fakenews aprovou nesta terça-feira (10) requerimentos de convocação dos representantes legais no Brasil das empresas Whatsapp; Google; Twitter; Facebook;  You Tube e Telegram. Ela considera “imprescindível” obter informações de pessoas que ocupam funções importantes nessas empresas. “Quem primeiro tem que falar são exatamente os meios nos quais são transmitidas as supostas Fake News. Porque elas podem ser de atitude individual das pessoas, mas como a gente aprende no jornalismo, são os meios que as divulgam. Então, hoje os meios principais são Whatsapp, Facebook, Youtube, o Telegram”, completou. Para a deputada, a difusão de Fake News no País é fato gravíssimo. “Muitos relatos, inclusive divulgados pela imprensa afirmam que esses aplicativos e redes sociais foram bastante utilizados para este fim”, destacou.