Peneira Fina

PENEIRA FINA 12-08-2017

(Assessoria Deputado)
Assine O Regional Online

Skaf em Catanduva
O presidente da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) Paulo Skaf (PMDB) vem a Catanduva neste sábado, dia 12, para participar do projeto ‘Praças do Amanhã’. Na mesma oportunidade, o ex-candidato ao Governo Paulista e o prefeito Afonso Macchione Neto (PSB) devem assinar simbolicamente o contrato do sistema de ensino das escolas públicas municipais. Até o final da tarde de sexta-feira a assessoria da Fiesp ainda não tinha confirmado a agenda de Skaf na cidade.

Show na praça
O projeto Praças do Amanhã levará uma série de atrações para a Praça da República. A programação será encerrada com show do cantor Alceu Valença, às 18 horas. Tudo gratuito. Uma ótima oportunidade para os catanduvenses. Segundo a prefeitura, parceira do evento, a Praça da República foi escolhida “como forma de estímulo ao comércio local, na véspera do Dia dos Pais”.

Muita calma
O cidadão que vier ao centro neste sábado, véspera do Dia dos Pais, vai precisar de uma dose a mais de paciência. Isso porque, em razão do evento, haverá interdição de trânsito na Rua Sergipe, entre as ruas Maranhão e Brasil, do bolsão de estacionamento nas laterais da praça também estarão com trânsito impedido. Os espaços serão utilizados para montagem de escolas móveis do Sesi e Senai, camarim do cantor Alceu Valença e uso de ônibus de transporte escolar.

O cenário em números
O desastroso desempenho de Catanduva no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) de 2016 evidencia o cenário de crise que a cidade se encontra. Depois de uma série positiva, os resultados começaram a cair de maneira assustadora e chegou a nota zero em liquidez nos dois últimos anos.

Explicações
A crise econômica pode explicar, em parte, o cenário. Por outro lado, se considerado o resultado do Estado de São Paulo, é de se considerar também que talvez os governantes tenham subestimado o tamanho da crise. Prova disso é que nem todos os Estados ficaram na mesma situação. O que os governos precisam entender é que o cobertor do bolso do contribuinte não é infinito e por isso precisam, de fato, administrar o dinheiro público e de forma eficiente como determina nossa Constituição da República.

“Lamentamos a queda no resultado medido nos anos anteriores, que traduzem a situação de crise de gestão vivenciada no município até então. Estamos trabalhando arduamente em um projeto de grande magnitude, com total transparência de medidas necessárias e inadiáveis para a recuperação da cidade, de forma a superar o colapso financeiro já instalado. Tudo isso para que os indicadores tenham reação e Catanduva volte a figurar de forma positiva no ranking”
– AFONSO Macchione Neto (PSB)

Mais uma resposta
A Secretaria Estadual da Fazenda voltou a responder a manifestações da deputada estadual Beth Sahão (PT) sobre o posto fiscal de Catanduva. A pasta “reitera que o posto fiscal de Catanduva está funcionando normalmente e não há previsão de encerramento desta unidade”. A assessoria da pasta continuou dizendo que “os contribuintes não precisam se preocupar”.

Explicou
A assessoria explicou a proposta citada pela deputada que estaria em estudo na Secretaria Estadual da Fazenda. “A proposta técnica que está em discussão mantém os Postos Fiscais da região e transfere apenas a administração da Delegacia Regional Tributária (DRT). Com o novo desenho o atendimento ao público não será afetado, pois os serviços oferecidos à sociedade permanecem os mesmos. Não existe a necessidade de o contribuinte sair da sua cidade, pois o atendimento continuará sendo feito nos postos fiscais”, informou descartando redução no quadro de funcionários.

Gastar menos
A secretaria concluiu dizendo que a proposta da reestruturação estudada no setor é de que o Estado entregue “mais para a sociedade com menos recursos, por meio de uma gestão focada em servir a população, a economia, as instituições do Estado e todos os servidores”. A assessoria confirmou que a deputada solicitou a reunião com o responsável pela Secretaria da Fazenda, mas após o horário da resposta ao jornal. “O pedido foi encaminhado a Secretariada Fazenda, no dia 9/8, às 16h07, horário este posterior ao e-mail que foi enviado ao jornal O Regional- Catanduva”, finalizou.

Doação
O deputado federal Sinval Malheiros Pinto Júnior (Podemos) divulgou doação feita pelos representantes do projeto “Anjos de Deus”, Daniel Braga e Maik Menegossi, para a Casa de Apoio à Criança de Catanduva. O deputado afirma que é padrinho da organização. Os R$ 4,7 mil da doação teriam sido arrecadados durante evento beneficente.

Só o esgoto
Conforme explicação da prefeitura, somente a tarifa de esgoto industrial estaria contemplada no estudo que a Superintendência de Água e Esgoto (SAEC) realiza para “readequação”. O governo afirma que seriam poucas as indústrias da cidade que são consideradas grandes produtoras de esgoto.

Da Redação



Adicionar comentário

Clique aqui para comentar