Peneira Fina

PENEIRA FINA – 11/03/2019

Assine

Sem projetos?
Pelo menos na publicação do Diário Oficial do Município e no site da Câmara de Catanduva, a sessão ordinária do Legislativo não terá nenhum projeto a ser votado. Na ordem do dia, apenas expediente e a presença, mais uma vez do secretario de Saúde Ronaldo Gonçalves Junior, a convite do vereador Cidimar Porto. Mais estranho é que no site da Casa de Leis consta a possibilidade de uma sessão extraordinária, mas também sem projetos inseridos. Pode ter sido algum erro no portal.

Comissão
Também deverá ser lido nessa terça-feira o mais novo pedido de abertura de comissão processante contra o prefeito Afonso Macchione Neto e, em seguida, o parecer da comissão de ética, votado pelos vereadores. No mesmo formato do anterior: Vota a abertura, se aprovar, sorteia os membros da comissão.

Expectativa
A expectativa também se volta para o prazo de defesa que o prefeito Afonso Macchione Neto teve na primeira comissão processante aberta. 10 dias úteis para apresentar todas as informações que julgar necessárias e, indicar até cinco testemunhas.

Satisfeitos
O Prefeito Afonso Macchione Neto movimentou as redes sociais na tarde de ontem (9) para falar sobre esportes. “Estamos muito satisfeitos com a participação popular nas escolinhas de esporte. Só no começo deste primeiro semestre, atingimos a marca de duas mil matrículas. Cada núcleo – Anuar Pachá, Gavioli, Clubinho e Botta – tem atividades para toda a família”, disse em texto publicado nas redes sociais.

Novidade
O Governador do Estado de São Paulo, João Dória, anunciou na última sexta-feira (8) que com o objetivo de fortalecer o setor automotivo, concederá descontos de ICMS para todas as empresas fabricantes de veículos interessadas em aderir ao Programa IncentivAuto – com o objetivo de gerar emprego e renda. Quem sabe com esse incentivo, algum empresário possa investir na produção de veículos por aqui?

Plano diretor
Amanhã, a prefeitura e a Associação Comercial e Empresarial (ACE) realizarão uma reunião com empresários para a revisão do Plano Diretor de Catanduva. Em texto enviado a imprensa, a prefeitura pretende dar oportunidade para as pessoas que influenciam a economia local, para que apresentem propostas ao documento. O Plano Diretor é responsável pelo planejamento do desenvolvimento urbano das cidades, com diretrizes pensadas para 20 anos, com revisões sempre a cada cinco anos.

Ouvir
A intenção é a de ouvir os desejos, ideias e ações que resultem em avanço sustentável, além do desenvolvimento das empresas, para que elas possam investir mais em Catanduva. O encontro será às 19 horas no auditório do Senac. A inscrição é de graça. Em caso de dúvidas, informações serão repassadas pelo telefone (17) 99759-4028.

Inaugurou
O governador João Doria (PSDB) inaugurou na sexta-feira (8) o atendimento 24 horas em quatro Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) na cidade de São Paulo. São as DDMs 2ª (Sul), 6ª (Santo Amaro), 7ª (Itaquera) e 8ª (São Mateus). Até agora, apenas a 1ª DDM, no Centro, funcionava 24 horas na capital paulista. Além dela, as cidades de Campinas e Sorocaba têm uma DDM 24 horas cada. Doria disse que a meta é até o final deste mês chegar a dez delegacias da mulher funcionando 24 horas no estado.

Relembrando
O governador vetou projeto de lei de autoria da deputada estadual Beth Sahão, que tratava sobre o mesmo tempo. Na obrigatoriedade de as Delegacias de Defesa da Mulher ficarem abertas initerruptamente.

Alerta
E-mails falsamente atribuídos ao TSE estão circulando com orientações sobre o suposto cancelamento do título de eleitor. Segundo o tribunal, a mensagem não foi enviada pela Justiça Eleitoral e o conteúdo não é verdadeiro. “ A Justiça Eleitoral ressalta que não utiliza e-mail para informar eleitores sobre cancelamento de título”.

Mulheres
A Emenda Constitucional (EC) nº 97/2017 vedou, a partir de 2020, a celebração de coligações nas eleições proporcionais para a Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, assembleias legislativas e câmaras municipais. Um dos principais reflexos da mudança se dará no ato do pedido de registro de candidaturas à Justiça Eleitoral, especialmente porque, com o fim das coligações, cada partido deverá, individualmente, indicar o mínimo de 30% de mulheres filiadas para concorrer no pleito.

Continua interditado
Falta menos de um mês para a estreia dos times de Catanduva na Segunda Divisão da Série B do Campeonato Paulista e o Estádio Municipal Silvio Salles continua como interditado no site da Federação Paulista de Futebol. A Smelt fala que todos os itens estão em dia, que o problema seria o aluguel de ambulâncias, mas a Federação fala em vencimento de laudo da Vigilância Sanitária no final do mês passado. Essa situação será revertida a tempo?

Da Redação