Início - PENEIRA FINA 10/06/2021
Peneira Fina

PENEIRA FINA 10/06/2021

Arquivo

LÍNGUA PORTUGUESA
Hoje, dia 10 de junho, é comemorado o Dia da Língua Portuguesa. Infelizmente nos dias atuais, a nossa escrita sofre diariamente pelas redes sociais, diversos “atentados” ao bom português arrepiando os cabelos dos professores da matéria. Lógico que o corretor ortográfico do celular é o que sempre leva a culpa.

REUNIÃO
Na última terça-feira, 13 prefeitos da região de Catanduva, estiveram reunidos das 15:00 até as 19:00 horas no Teatro Municipal para discutirem sobre quais as medidas que seriam tomadas no combate ao Covid-19. A reunião foi de portas fechadas ao público e também para a imprensa (exceto para um canal de tv). Alguns poucos prefeitos, chegaram a cogitar “lockdown” para a nossa região, mas foram convencidos que esta não seria a melhor idéia.

MEDIDAS
É público e notório que padre Osvaldo é contrário ao sistema de “lockdown”, e na opinião do prefeito, as medidas restritivas fazem surtir mais efeitos. Os prefeitos da região assinaram um termo de adesão às regras e se comprometeram em assinar decretos em suas respectivas cidades. Cada município poderá restringir, ainda mais, as medidas.

NOVO DECRETO
O decreto catanduvense criado no início de junho é valido até domingo, dia 13. Nesta semana, o Diário Oficial do Município deve publicar o novo decreto que terá validade de 14 a 30 de junho. Haverá a redução para 25% do limite da capacidade de ocupação em estabelecimentos como bares, restaurantes, lanchonetes, igrejas e academias. As penalidades (multas) com altos valores serão mantidas.

EXPLICAÇÕES
No início da noite da última quarta-feira, o pastor Lucas Martins postou um vídeo em suas redes sociais comunicando e explicando sobre sua saída da pasta de Turismo, da prefeitura de Catanduva. No vídeo com pouco mais de 1m30s, Martins afirma que irá trilhar um caminho diferente. “Deus nos deu um outro caminho, uma outra direção e estamos tomando esse caminho”.

NO CORAÇÃO
No vídeo, pastor Lucas destacou que “foi algo que Deus colocou em nosso coração, o pedido de exoneração e iremos nos dedicar a obra de Deus”. Martins também agradeceu o carinho e pediu que Deus continue abençoando a gestão de padre Osvaldo.

SURPRESA
Uma das surpresas no vídeo, foi o agradecimento de Martins ao vereador Marquinhos Ferreira (PT), que rasgou elogios ao Gestor de Turismo na tribuna da Câmara, destacando que no último pleito eleitoral, os dois estavam de lados opostos. Muitas pessoas estavam aguardando os elogios por parte de outros vereadores.

MERECIDO
Na última terça-feira, o legionário mirim Gabriel Henrique Zorneta, de 17 anos, que atua na Câmara Municipal, recebeu em mãos, uma Moção de Congratulações por ter sido aprovado em 5º lugar no vestibular da UNESP – Universidade Estadual Paulista de Franca, onde irá cursar Direito ainda neste ano. A propositura partiu do presidente da Câmara, Gleison Begalli (PDT) e foi assinada por todos os vereadores. Gabriel Henrique frequenta escola pública desde a infância. Além da entrega da moção, os vereadores fizeram pose para o “click”.

CONSELHOS
Ao fazer uso da palavra, o estudante Gabriel iniciou “agradecendo em primeiro lugar a Deus”. Depois, ouviu os conselhos e parabéns de todos os vereadores, inclusive o edil de “poucas palavras”, Ivan Bernardi.
ÁRVORES
Leitora da Peneira Fina entrou em contato, para denunciar o corte de árvores ocorridas na Vila Rodrigues, no cruzamento das ruas Cuiabá com Araraquara. Ela questiona se os cortes, de uma árvore na rua Cuiabá e duas na rua Araraquara, foram autorizados pelo setor competente da prefeitura e qual o motivo. Com a palavra, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

REUNIÃO
Hoje, a partir das 08:30hs, a Comissão de Saúde, Cultura e Assistência Social da Câmara de Vereadores realizará a segunda reunião para debater as tratativas de políticas públicas para o município sobre a Covid-19 em Catanduva. A reunião será transmitida pelo Facebook da Câmara Municipal e deverá contar com a presença do prefeito padre Osvaldo, vereadores, membros do Comitê de Enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional e Nacional decorrente do novo Coronavírus, a Secretária de Saúde Claudia Monteiro, membros da Vigilância Sanitária e o comando da Guarda Civil Municipal.

A FRASE
“A cegueira também é isto, viver num mundo onde se tenha acabado a esperança.” (José Saramago)