Peneira Fina

PENEIRA FINA – 09/04/2019

Não há interesse?
A Lei 5.977, de 25 de janeiro de 2019, que autoriza o transporte individual remunerado e privado de passageiros por meio de aplicativos foi sancionada pelo prefeito Afonso Macchione Neto. Mas de lá pra cá pouca coisa mudou. Isso porque, ao que parece, não há tanto interesse quanto o esperado, pelo menos foi o que foi apurado pela nossa reportagem. O que está acontecendo?

Polêmica
A lei foi polêmica, entrou e depois voltou a discussão na sessão da câmara até ser finalmente aprovada. A discussão começou ainda no ano passado. Os empresários sempre apoiaram a novidade. Mas os taxistas e mototaxistas queriam saber como ela iria funcionar. Por exemplo, o ano dos veículos e garantia de segurança para esses usuários.

Empresas vieram
As empresas vieram, a primeira foi a Diva Drives em fevereiro deste ano que recrutava na época mulheres para comandarem o volante. Esse aplicativo é voltado para o público feminino e foi adotado em várias cidades do país. Depois vieram outros aplicativos, mas parece que a procura não pelos usuários e sim pelos profissionais não estaria com a mesma proporção.

Geração de renda
Muito se falou sobre a geração de renda obtida com esses serviços. O que em tempos de reflexos da crise financeira e consequente desemprego é uma ótima ideia. A pergunta que fica é – qual o motivo desses motoristas não se candidatarem a uma vaga? Seria a jornada? A remuneração? Esse questionamento só quem procurou e desistiu conseguirá responder.

Reajuste
Muita gente comentou sobre um possível aumento na tarifa de energia elétrica. Realmente há essa informação, mas não em território catanduvense. Como já informado pela Energisa Sul-Sudeste o reajuste para cá virá em julho deste ano, assim como em anos anteriores.

234 municípios
O aumento de 5,98%. É da CPF Paulista e começou a valer desde ontem (8) para 4,4 milhões de unidades consumidoras que ficam em 234 municípios do estado de São Paulo. Entre eles está Pindorama, Paraíso, Palmares Paulista, entre outros. A informação consta inclusive no site da Aneel. “Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço”, informou no site oficial.

Vila dos Coelhos
O prefeito Afonso Macchione Neto usou as redes sociais ontem para falar sobre a programação de Páscoa de Catanduva. “Amigos, em poucos dias, a praça 9 de Julho será transformada na Vila dos Coelhos. Equipes estão preparando o espaço para receber a decoração temática da Páscoa. Será uma atração para toda família. As visitas ao espaço serão liberadas a partir do próximo sábado”, disse.

Parabenizou
Além de prestigiar, o prefeito parabenizou os organizadores do Encontro de Veículos Antigos, que foi realizado no último domingo. “Quero parabenizar aos amigos da Arca pela organização e realização do 10º Encontro Nacio­nal de Veículos Antigos. Realmente, o evento foi um sucesso. Fui conferir a atração digna de elogios. A cada edição, o evento tem crescido, enrique­cendo nossa cidade, atraindo, inclusive, moradores da região”, comentou.

Biometria
A Coordenadora do Cartório 179º informou que o recadastramento biométrico para as cidades que pertencem a região de Catanduva está em número bem inferior – 51%. Ainda faltam 13 mil eleitores para realizaram essa atualização.

Oportunidade
Para esses eleitores a dica é que neste sábado (13) todos os cartórios e postos de atendimento da Justiça Eleitoral estarão em um plantão. Tudo isso para garantir que a população desses municípios que ainda não fizeram a biometria, faça. Não é necessário nem reforçar que quem deixa de se atualizar com a Justiça Eleitoral fica impedido de participar de concursos, abrir contar e até mesmo tirar passaporte.

Dá o que falar
A declaração de que o Projeto Guri deixaria de existir ainda dá o que falar. Em texto publicado ontem, o Governo do Estado que desistiu da ideia disse que “Assegura que programas, espaços, equipamentos e atividades socioculturais vinculados à Secretaria de Cultura e Economia Criativa serão mantidos pela atual gestão. Não há previsão de cortes, interrupções ou paralisações de qualquer atividade oferecida à população”, consta.

Impacto imediato
O contingenciamento de verbas do orçamento estadual não tem impacto imediato nos serviços da Cultura, informou o setor. “Nada será fechado, nada será interrompido na Cultura”, afirmou o governador João Doria.

Da Redação

Adicionar comentário

Clique aqui para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

/* ]]> */