Peneira Fina

PENEIRA FINA 08-11-2017

(O Regional)
Assine O Regional Online

Mais 31 dias
Foi lido na sessão de ontem (7) o novo pedido formulado pelo vereador Daniel Palmeira de Lima (PR) de licença do cargo. O documento é assinado pela esposa do vereador que está preso desde o mês de setembro. Este é o segundo pedido de licença feito pelo parlamentar que deve completar pelo menos 60 dias longe da Câmara mesmo que seja solto antes de acabar o prazo da licença. Pelo regimento da Câmara, o vereador licenciado não recebe o salário.

Recesso
Pelo que apurou a reportagem, este deve ser o último pedido de licença apresentado pelo vereador neste ano. Embora vença somente no dia 2 de dezembro, Palmeira pode não se licenciar das últimas sessões do ano (dezembro). Dessa forma continuaria recebendo os subsídios durante o recesso parlamentar e depois pediria nova licença. Na prática, conforme apurado com vereadores, não haveria prazo limite para os licenciamentos. Por outro lado, se não se licenciar, o vereador pode perder o mandato por faltas.

Novo encontro
O prefeito Afonso Macchione Neto (PSB) realiza nesta quarta-feira, dia 8, a segunda edição do ‘Encontro com a Comunidade’. O evento desta vez será direcionado a público evangélico. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, o novo encontro também será realizado no auditório do Paço Municipal.

FOTO – Obstáculo
Leitor de O Regional registrou o ‘obstáculo’ da foto na tarde de terça-feira, dia 7, na Rua Altair, próximo ao cruzamento com a Rua Cafelândia. Soma-se ao trânsito intenso da via, agora o condutor tem que desviar também do obstáculo. Que o setor competente possa resolver rápido o problema.

Não é só na cidade
Aliás, a qualidade das vias de trânsito não vem caindo apenas dentro da cidade. Nas rodovias a situação também não é das melhores conforme consta no estudo divulgado ontem (7) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Bem antes de a pesquisa ser divulgada, o motorista que utiliza as rodovias da região já tinha percebido que as condições da malha vem piorando.

Pavimentação
Ainda falando sobre pavimentação, o vereador Alexandre de Jesus Martin (PV), o Bellê, elaborou uma série de requerimentos cobrando explicações sobre as licitações para realização de pavimentação no bairro Parque Glória. Ele destacou que buracos no asfalto estariam servido para acumulo de água que podem virar criadouros do mosquito aedes aegypti.

Boa ideia
Macchione anunciou nas redes sociais que a escola Nelson de Macedo Musa, no Jardim Alpino, terá suas paredes pintadas. O mais interessante é que o serviço será realizado por alunos do curso de pintor predial. “Eles iniciaram as aulas práticas com capacitação revertida na manutenção da instituição de ensino. Esse projeto foi viabilizado, por meio de parceira entre a Prefeitura e o Governo do estado”, contou Macchione. A ideia é boa porque, ao mesmo tempo em que propicia a prática aos alunos gera economia aos cofres públicos que não precisa contratar o serviço.

Conveniente
Uma das internautas que comentou a publicação do prefeito lembrou ponto importantíssimo: a conscientização contra o vandalismo. Não adianta o Governo gastar para pintar, se depois vândalos danificam as paredes. “Está faltando mais educação por parte da comunidade. Vandalizar o patrimônio é destruir algo que fará falta depois”, publicou.

Ressurgiu
Depois de permanecer alguns dias ausente das redes sociais, o deputado federal Sinval Malheiros Pinto Júnior (Podemos) voltou a fazer publicação no dia 1º de novembro. Na pauta não estavam as votações polêmicas na Câmara dos Deputados, em Brasília, mas sim tema de saúde. “Estudo realizado este ano pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Doença mais prevalente nos homens, o câncer de próstata tem estimativa de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora”, afirmou sobre o ‘Novembro Azul’.

Homenagem
O presidente da Câmara de Vereadores, Aristides Jacinto Bruschi (PEN), o Enfermeiro Ari, apresentou Moção de Aplausos ao desempenho de equipe catanduvense de natação. Ele justificou que o propósito seria reconhecer o “importante trabalho desenvolvido pela treinadora Andrea Malfará e os nadadores da SMELT Catanduva, que conquistaram mais de 50 medalhas em Torneio Regional da Federação Aquática Paulista, sendo 17 medalhas de ouro, 19 de prata e 19 de bronze”.

Reunião
Uma reunião ocorria no final da tarde de terça-feira tratava sobre o futuro dos programas destinados a atenção de jovens de Catanduva. Até o fechamento da Peneira, a reportagem não teve acesso às informações sobre o que fora tratado na reunião. A informação extraoficial é de que a reunião seria entre o prefeito e a dirigente do Programa Criança Cidadão do Futuro, Eliete Estevan. Governo e entidade já tiveram um começo de ano conturbado.

Da Redação



Adicionar comentário

Clique aqui para comentar