Peneira Fina

PENEIRA FINA – 06/07/2019

Crescendo politicamente
A visita do prefeito de Borborema, cidade que não faz parte da nossa região, além de reforçar o pedido da pavimentação da vicinal que é pouco distante de Catanduva, faz com que Marta tenha crescimento na articulação com políticos. O contato de Marta antes, era na maioria das vezes, com representantes de assistência social dos municípios. Agora, a tendência é ampliar a experiência e “se enturmar” com pessoas de outros cargos, como prefeitos e secretários estaduais.

Articulada
Mais aberta ao diálogo, Marta já demonstrou ser. Com essa parte “política” sendo mais aflorada, não é difícil, a prefeita buscar uma candidatura para o próximo mandato. É algo que os adversários políticos podem começar a pensar.

Silencioso
Falando nisso, o clima eleitoral que geralmente ocorre com bastante antecedência, em Catanduva parece estar bem silencioso. Nomes como Julinho Ramos, Roberto Cacciari, o próprio ex-prefeito Geraldo Vinholi não está sendo comentados com tanta frequência.

Teatro
Depois de anos fechados para reforma, o teatro municipal enfim irá abrir suas portas para eventos, espetáculos teatrais. Ontem foi publicado o decreto que regulamenta todas as atividades que podem ser promovidas no local e, as reservas podem ser feitas a partir do dia 10 deste mês.

Uma ideia
Legal seria que a prefeitura para dar o start no novo teatro promove um grande evento cultural no local, assim como FIT que tem sido realizado em São José do Rio Preto. Seria uma grande oportunidade, além de apresentar as novas instalações do teatro, mobilizar ainda mais a cultura na cidade.

Doações
A Campanha do Agasalho em Catanduva ganha reforço do Tiro de Guerra 02-012. Os atiradores vão estar mobilizados para coletar doações neste sábado, dia 6. Eles vão percorrer as ruas, bater às portas e pedir donativos. A ação está marcada para começar às 8 horas e seguirá até às 11 horas. Os jovens vão percorrer os bairros Higienópolis e Vila Mota, que ficam no entorno do quartel. Ao todo, 50 atiradores estarão envolvidos na ação social.Para chamar a atenção dos moradores a colaborar com a campanha, a divulgação prévia tem sido feita por meio de carro de som nos bairros.“O ideal é que os moradores separem as roupas para doação para que, no momento da coleta, as peças já estejam reservadas”, ressalta a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ariana Ramos.

30 dias
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo deu prazo de 30 dias para que a Superintendência de Água e Esgoto apresente esclarecimentos sobre falhas verificadas pelos fiscalizadores, na prestação de contas da autarquia de 2018. O despacho foi publicado no Diário Oficial do Estado, no início da semana.

Carros abandonados
Reclamação constante de moradores e também de vereadores da cidade, a prefeitura de Catanduva abriu licitação para a contratação de empresa que fará a retirada de veículos abandonados em vias públicas. O assunto foi debatido por meio de requerimento de Amarildo Davoli desde 2013. Na época, o parlamentar encaminhava uma sugestão de projeto de lei. “Sabendo-se que estes veículos causam problemas na fluidez do trânsito e também são ameaça à saúde pública, à segurança e ao meio ambiente é que requeiro informações sobre existir alguma lei, decreto ou norma que disponha sobre abandono de veículos e se fora feitos estudos para viabilizar o projeto”, afirma. No documento, o parlamentar petista também encaminha uma sugestão de projeto de lei. Por se tratar de matéria que compete apenas ao Executivo, Davoli pediu para que o prefeito Geraldo Vinholi encaminhe projeto semelhante.

Atualização
Diferentemente do que publicamos nessa coluna na edição de ontem, o link de licitações da prefeitura não está tão desatualizado como comentamos. Acontece que no portal há dois links, o que está embaixo é o mais recente e que mantém dados de todos os editais abertos. Mesmo assim, a atualização não é imediata com a publicação no Diário Oficial.

Alerta
A Prefeitura de Catanduva emitiu alerta da Defesa Civil sobre a queda brusca na temperatura nos próximos dias. No alerta, além de informar a previsão do tempo para o sábado e o domingo, também divulga o telefone para urgências da Defesa Civil – 153.

Percorrendo bairros
O vereador Aristides Jacinto Bruschi tem percorrido bairros para demonstrar os pedidos feitos pelos moradores por meio de vídeos que são publicados pelas redes sociais. O parlamentar esteve ontem no bairro Bom Pastor. “Continuando nosso trabalho, estivemos aqui no Bom Pastor, a pedido dos moradores, que nos procuraram para pedir a conclusão da duplicação da rua Pindamonhangaba. Esta obra é extremamente importante e vai servir a diversos bairros, como Pacha I, Pachá Il, Eldorado e todo seu entorno. Solicitamos providências urgentes da Prefeitura para a rápida conclusão da obra, que acompanharemos até seu final”.

Previdência
Deve começar na terça-feira (9), no Plenário da Câmara dos Deputados, a discussão da reforma da Previdência (PEC 6/2019). O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia. A comissão especial que analisa a reforma na Câmara aprovou na quinta-feira (4) o relatório do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). O parecer, apresentado durante a madrugada anterior, mantém as diretrizes da proposta original do governo Jair Bolsonaro. “Com relação ao texto que recebemos, nosso substitutivo saiu com muito mais justiça social e responsabilidade fiscal, tendo um equilíbrio melhor para a sociedade e a Previdência”, defendeu Samuel Moreira.

Da Redação




/* ]]> */